O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) com sede em São Vicente, já deu início à fase de implementação do processo de Reconhecimento Profissional do Artesão agora regulamentado.
A informação foi avançada nesta sexta-feira,11, pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) que tutela a CNAD e responsável pela Regulamentação do Sector do Artesanato ao abrigo da publicação da portaria conjunta nº39/2019 de 15 de Novembro de 2019.
As sessões informativas na ilha de Santiago estão agendadas de 15 a 18 de Setembro para todos os artesãos.
Nos dias 15 e 16, serão no Centro Cultural da Cidade Velha, a partir das 14H30 e no dia 18, pelas 15H00, na Delegação Escolar de São Lourenço dos Órgãos.
As mesmas secções acontecem durante até final do ano, em todos os municípios do país, para a divulgação, recolha de candidaturas e atribuição das cartas profissionais de Artesão e de Unidades de Produção artesanal, e do respetivo cartão de reconhecimento profissional bem como do selo “Created in Cabo Verde”, marca de reconhecimento da origem registada.
Face à atual situação de contingência devido à covid-19, o centro informa que os encontros terão um número máximo de artesãos, previamente convocados por ordem alfabética e com uso obrigatório de máscara.
De realçar que além de outras funções relacionadas com o mundo da arte a nível nacional, este centro regulamenta toda a carreira de artesão e das unidades produtivas artesanais.
RM
