PUB

Santiago

Chuvas deixam um rasto destruidor e avultados prejuízos na capital

Carros arrastados, contentores e animais, pontes destruídas, ribeiras a transbordar, casas e lojas inundadas, igrejas e estradas destruídas. Este é o cenário deixado pelas chuvas que se fazem sentir com intensidade na cidade da Praia.

Há muitos anos que não se via nada assim na capital. É um rasto destruidor deixado pelas chuvas, que provocaram cheias um pouco por todos os bairros da cidade da Praia. Há muitos anos que não se via nada assim na capital.

É um rasto destruidor deixado pelas chuvas, que provocaram cheias um pouco por todos os bairros da cidade da Praia. O cenário mostra claramente que a cidade não está preparada em termos urbanísticos para o escoamento das águas.

Em Pensamento, a água invadiu residências, tendo, numa delas, provocado o afogamento de um bebê de apenas seis meses.

De acordo com o responsável nacional da Proteção Civil, que falava esta manhã à RCV, as chuvas provocaram inundações em muitos bairros, sendo os casos mais complicados em zonas como Paiol, Lém Cachorro, Calabaceira e Pensamento.

Renaldo Rodrigues diz que a chuva apanhou muita gente desprevenida apesar dos alertas emitidos para as pessoas protegerem-se.

“Não estamos na posse de toda a informação sobre todos os estragos provocados pela chuva mas daquilo que podemos apurar, até ao momento, houve várias zonas e casas inundadas. Temos o registo de queda de algumas infraestruturas públicas, a área que liga a Txadinha a Calabaceira. Há vários agentes de proteção civil no terreno, os bombeiros, a Força Armada e a Polícia Nacional e estamos a apurar o real impacto desta chuva”, reporta Renaldo Rodrigues.

O presidente do Serviço Nacional de Proteção Civil retrata ainda outras situações críticas na sequência das enxurradas que estão a arrastar alguns carros.

“Houve inundações em várias habitações. A constatar no Paiol, Safende, Fazenda, Várzea, no Pensamento, São Pedro e em outras zonas. Pelas informações que temos houve várias viaturas afetadas e estamos, no momento, a tentar retirar uma viatura que ficou presa nas cheias na localidade de Pensamento antes que a situação da chuva complique mais ainda”, sublinha  Rodrigues.

No Paiol, todos os acessos estão cortados e a água arrastou várias viaturas.

Cabo Verde está a ser atingido por uma onda tropical que prevê chuvas e trovoadas nos próximos dias, até segunda-feira,14.

Carros arrastados, contentores e animais, pontes destruídas, ribeiras a transbordar, casas e lojas inundadas, igrejas e estradas destruídas. Este é o cenário deixado pelas chuvas que se fazem sentir com intensidade na cidade da Praia.

 

PUB

PUB

PUB

To Top