PUB

Santiago

Chuvas/Praia: carros arrastados pelas cheias e casas invadidas pela água no Paiol

As chuvas e fortes trovoadas que se fizeram sentir esta madrugada na cidade da Praia, estão a provocar estragos em algumas zonas da cidade. Há animais e carros a serem arrastados no Paiol.

As chuvas e fortes trovoadas que se fizeram sentir esta madrugada na cidade da Praia, estão a provocar estragos em algumas zonas da cidade.

Uma delas é a zona do Paiol, onde, segundo testemunhou um morador ao A NAÇÃO, as cheias invadiram as casas das pessoas, provocando estragos e naturalmente prejuízos.

Conforme se pode ver nas fotos, as cheias arrastaram consigo também algumas viaturas, com avultados prejuízos para os proprietários.

“As pessoas estão desesperadas. Os carros estão a ser arrastados. Há muito que não víamos nada assim…Alguns cães de rua também já foram levados pela água,” contou um morador ao A NAÇÃO.

Todos os caminhos para a entrada e saída da zona estão “fechados devido às cheias” e a aflição é muita ente os moradores.
O escoamento da água na zona, dizem os moradores, “é muito pouco” e piorou com a obra na ponte do Castelão.
“Antes das obras da ponte do Castelão, as águas escoavam mais facilmente. Agora não”.
Ainda segundo os moradores há lojas a serem invadidas pelas cheias, causando muito estragos”, os proprietários estão a chamar os bombeiros, mas os mesmos alegam que estão a ser muito solicitados.

Desde as 6h30 que a chuva abrandou.De notar, que depois da tempestade “Rene”, que atingiu especialmente as ilhas de Barlavento, o arquipélago está novamente sob a influência de uma onda tropical nos próximos dias.

Segundo o INMG, as previsões apontam que durante o fim-de-semana, dias 12, 13 e também na segunda-feira, 14 de Setembro, se mantenha a influência de uma onda tropical, associada a uma larga área de convecção produzindo aguaceiros e trovoada.

Este sistema encontra-se localizado junto à costa da Guiné Bissau, desloca-se na direção NW e
W com uma velocidade de 30 km/h e tem cerca de 70% de probabilidade de se transformar em uma depressão tropical.

Durante a sua passagem condicionará o estado do tempo nas ilhas, e nas próximas 48 horas, espera-se a ocorrência de precipitação de intensidade variável com possibilidade de trovoadas, localmente com redução da visibilidade, intensificação do vento e agravamento significativo do estado do mar a Norte/Nordeste/Leste do Arquipélago.

O A NAÇÃO ainda não conseguiu chegar à fala com a Protecção Civil.

Miriam Pires

Estagiária

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top