PUB

Santiago

Chuvas/Praia: Moradores das zonas baixas vão ser realojados

Algumas famílias das zonas baixas da Cidade da Praia, as mais afectadas pelas chuvas que se fazem sentir na ilha de Santiago, vão ser “imediatamente realojadas”, segundo garantiu o Presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos.

Uma equipa constituída por técnicos da autarquia, Proteção Civil e Bombeiros já está no terreno para avaliar a situação e proceder ao realojamento de algumas famílias.

Os bairros em situação mais crítica são Pensamento, Safende, Castelão, Paiol e Jamaica, mas também a zona baixa da Várzea.

Segundo Óscar Santos, a prioridade agora é salvar vidas e só depois contabilizar os danos materiais provocados pelas precipitações. “Essas casas estão na parte mais baixa, feitas em cima da linha de água, portanto, essas famílias têm de ser realojadas. Já dei instruções e estão a ser seguidas pela Acção Social para ver alternativas, muito rápidas, para tentar o máximo salvar a vida das pessoas, porque estamos numa situação que há muitos anos não se via na Cidade da Praia”, sublinhou.

O autarca não precisou o número de famílias que vão ser realojadas, mas assegurou que o Serviço de Acção Social, os bombeiros, a Protecção Civil e a Polícia Nacional, já estão a tratar de um lugar para as abrigar e, caso for necessário, serão realojadas em casas alugadas.

“Estamos em contacto permanentemente com o Governo para fazermos uma avaliação e repor a normalidade do funcionamento da cidade, mas, primeiramente, nós temos que cuidar das pessoas, isso é em primeira mão, depois a circulação rodoviária, de forma que a cidade volte novamente a funcionar”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal da Praia reconheceu que ainda há muita obra de drenagem a ser feita na cidade, sobretudo, nas encostas para proteger as casas.

Um investimento que, segundo indica, envolve parceria do Governo e de parceiros externos.

Cabo Verde está desde madrugada de hoje sob a influência de uma onda tropical que poderá transformar-se em depressão tropical, informou o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG). De acordo com a mesma fonte, as previsões apontam que a onda tropical deve atingir país o sábado, domingo e segunda-feira, estando associada a uma larga área de convecção produzindo aguaceiros e trovoada.

NA

PUB

PUB

PUB

To Top