PUB

Política

Sorteio para a ordem dos candidatos nos boletins de voto acontece dia 25

O sorteio para a ordem dos candidatos às autárquicas 2020 em Cabo Verde, nos boletins de voto, acontece no próximo dia 25 de Setembro.

 

O sorteio para a ordem dos candidatos às autárquicas 2020 em Cabo Verde, nos boletins de voto, acontece no próximo dia 25 de Setembro.

O prazo de entrega das candidaturas para as eleições autárquicas no dia 25 de outubro terminou esta terça-feira, 15 de setembro.

Segundo informações avançadas pela Secretária-geral do MPD, Filomena Delgado, à RCV, esse partido já entregou as candidaturas para todos os municípios através dos respetivos mandatários.

“Tudo correu normalmente, algumas entregaram hoje(terça-feira), mas ao longo desses últimos dias fomos entregando, mas todos entregaram dentro do prazo” afirma Filomena Delgado.

No que diz respeito ao cumprimento da lei de parida declara que “todas as candidaturas já tinham orientação sobre a lei da paridade. As candidaturas, pensamos, responderam a essas orientações e à lei da paridade”, explica.

O PAICV também afirma que o processo de entrega das candidaturas correu normalmente, em todos os 22 municípios.

Segundo o seu coordenador das Autárquicas, Américo Nascimento, o processo “decorreu de uma forma normal”.

“As candidaturas, em todos os municípios, fizeram o seu trabalho com toda a tranquilidade possível, não obstante a situação da pandemia. Todos os processos
foram entregues atempadamente em todas as comarcas”.

No que diz respeito ao cumprimento da lei da paridade garante que em alguns casos o partido ultrapassou os 40% que estava estipulado na lei. “Nós cumprimos a paridade, é uma das condições para que as candidaturas sejam aceites. Não houve problemas maiores em relação àquilo que são as condições para que as candidaturas sejam aceites nas comarcas” sublinha Nascimento.

Com a entrega das candidaturas, os processos vão ser analisados pelos tribunais das comarcas de cada município, caso haja problemas elas serão chamadas para as devidas correções.

De salientar que o arranque da campanha está previsto para 8 de outubro devendo prosseguir ate às 24 horas do dia 23 do mesmo mês.

Anícia Veiga

Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top