PUB

Covid-19

Pós-Pandemia: União Europeia quer novo paradigma

Presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, defende que, agora, é o momento de a Europa liderar a mudança para um Mundo pós-Coronavírus.

A Crise Sanitária mostrou a Humanidade e a Solidariedade das sociedades europeias e, por isso, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen,

começou o seu discurso com uma homenagem a todos os profissionais que estiveram e ainda estão na primeira linha do combate à Pandemia.

“Todos os trabalhadores da linha da frente, dia e noite, semana após semana, correram riscos por todos nós, a sua empatia, coragem e sentido do dever inspiram-nos”, disse, quarta-feira, 16, Ursula von der Leyen – citada por pt.rfi.com – , num discurso sóbrio sobre o Estado da União Europeia, marcado pelo tema da Pandemia da COVID-19.

Ursula von der Leyen disse que os cidadãos querem sair da situação de fragilidade que a Pandemia e a incerteza provocam.

A presidente da Comissão defendeu que, agora, é o momento de a Europa liderar essa mudança para um Mundo pós-Coronavírus.

Nesse sentido avançou com uma série de propostas e linhas de acção, para relançar a Europa e a Economia nos próximos meses, com prioridade no Ambiente e no Digital.

Von der Leyen defendeu, igualmente, um novo quadro legal europeu, para que todos os Estados-membros tenham um salário mínimo.

“Todos devem ter acesso a salários mínimos, quer através de acordos colectivos, quer através de rendimentos mínimos estabelecidos”, afirmou.

Sublinhou que chegou o momento de construir uma União da Saúde Europeia reforçada, que deverá passar pela criação de uma Agência para Investigação Avançada no Campo da Bio-Medicina.

Também estabeleceu novas metas para a redução das emissões poluentes.

A Nova Meta Comunitária para a redução de emissões poluentes, passa a ser de 55 por cento até 2030. E anunciou, para breve, um novo Pacto Migratório para a Europa assente numa “visão humanitária”.

Na frente da Política Externa, defendeu os valores da Europa, face aos que pretendem enfraquecê-los no Mundo.

PUB

PUB

PUB

To Top