PUB

Covid-19

Portugal: PM pede união para responder à crise e “acelerar o futuro”

O Primeiro-Ministro (PM) apelou, quarta-feira, no Parlamento, a que os partidos, autarquias e parceiros sociais dêem “o seu contributo” para a “superação da crise” gerada pela COVID-19, uma vez que este é “um desígnio que nos deve unir”.

 

António Costa – citado pelo portal jn.pt – quer que Portugal saia da Pandemia “mais forte”, a nível de serviços públicos, tecido produtivo e salários.

“A recuperação tem de nos permitir acelerar o futuro. Temos de sair desta crise mais fortes, com serviços públicos mais eficientes, empresas mais capitalizadas e produtivas, com emprego mais qualificado e com melhores salários”, disse o PM, na abertura do debate temático sobre o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Para que tal aconteça, Costa considerou “fundamental” que o País disponha de uma “visão estratégica” com um “horizonte duradouro”, que seja um “guia orientador das políticas públicas e um quadro inspirador dos agentes económicos, da comunidade científica, do Sector Social e da Cidadania”.

O PM deixou elogios ao Documento elaborado por António Costa Silva, que serviu de base ao PRR.

Na perspectiva de Costa, Portugal está perante um “triplo desafio”: controlar a Pandemia; recuperar da crise económica e social e garantir que, com a recuperação, se constrói um futuro “mais robusto, com menos desigualdades, mais próspero, mais coeso e mais sustentável”.

“Estes desafios não se esgotam na emergência de saúde pública, nem na urgência de proteger rendimentos, empregos e empresas. Temos de ser mais exigentes olhando no médio e longo prazo”, advogou o líder do Executivo, acrescentando que o País “não pode significar regressar onde se encontrava em Fevereiro deste ano”.

Este é o primeiro debate temático após o fim dos debates quinzenais com o PM no Parlamento.

PUB

PUB

PUB

To Top