PUB

Desporto

IDJ realiza fórum sobre desporto escolar

O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) realiza, no sábado (26), o ”Fórum Sobre Desporto Escolar – um Subsistema do Desporto Cabo-verdiano”.

 

Esta iniciativa, em parceria com o Ministério da Educação, engloba a apresentação e reflexão de vários temas, com o intuito de recolher subsídios para a elaboração de estratégias de desenvolvimento de curto, médio e longo prazo nesta área.

“O Desporto Escolar em Cabo Verde, devidamente organizado e dinamizado, é uma grande valia para qualquer subsistema do desporto cabo-verdiano (desporto militar, universitário e federado). E são as próprias federações desportivas que vêem nas escolas o local mais indicado para divulgar e potencializar a modalidade desportiva que lidera”, escreve o IDJ.

Este fórum pretende ainda procurar cumprir recomendações relevantes de organismos internacionais, como a OMS, UNESCO, MINEPS VI, para que se adopte nas escolas uma educação física e um desporto escolar de qualidade.

“Para planificar e projectar o Desporto nas escolas, torna-se indispensável a existência de um PROGRAMA do DESPORTO ESCOLAR exequível, capaz de abranger, a nível nacional, todas as escolas e agrupamentos, de forma inclusiva, mas, sobretudo, garantindo alguns princípios, nomeadamente de orientação complementar à educação escolar integral, ao desenvolvimento harmónico da personalidade, à coesão nacional, entre outros”.

A cerimónia de abertura vai ser presidida pela Ministra da Educação, Dra. Maritza Rosabal, e terá lugar na sala de reuniões do Ministério da Educação, sito palácio do Governo.

PUB

PUB

PUB

To Top