PUB

Covid-19

São Nicolau: falta de manuais e de termómetros preocupam

Testes rápidos aos professores e colaboradores, circuito de circulação, álcool gel em todas as salas, lavatórios à entrada das escolas e uso de máscaras são algumas das medidas de prevenção.

 

Ribeira Brava tem cerca de 2000 alunos, 400 no pré-escolar, 900 no ensino básico obrigatório e 700 no ensino secundário, por sua vez Tarrafal possui em média 1160 alunos distribuídos por 859 no ensino básico e 301 no secundário.

Com esses números os delegados de educação dos dois concelhos da ilha garantem que todas as medidas de segurança foram tomadas para diminuir o risco de contágio.

“Nas escolas secundárias as salas são amplas, então conseguimos colocar 22 por sala como é recomendado, mas tivemos que recorrer ao desdobramento do horário dos alunos do 7° ao 12° anos devido ao número de alunos. Nas escolas básicas, as mesas duplas foram transformadas em mesas únicas, portanto conseguimos arrancar hoje sem dificuldades”, explica a Delegada de Educação do Tarrafal, Ivanilda Spencer.

Na Ribeira Brava, além do desdobramento dos horários dos alunos, haverá uma articulação do ensino presencial com o ensino a distância.

Preocupações

A falta de manuais, como serão feitos os lanches no ensino secundário e a falta de aparelhos de medição de temperatura são algumas das situações que permanecem por resolver e preocupam, porém, como avançam os delegados de educação, na próxima semana os aparelhos de medição de temperatura poderão estar disponíveis.

Também, garante estão a trabalhar para encontrar uma solução “viável” para que os alunos possam fazer o lanche sem riscos.

Com a prioridade nos alunos, professores e empregados, os delegados de educação de São Nicolau acreditam que conseguirão ter um bom ano lectivo e minimizar os riscos de contágio.

PUB

PUB

PUB

To Top