PUB

Diáspora

Emigrante nos EUA – Cabo-Verdiana ensina Yoga em “Kriolo”

Nasceu na Praia, em Cabo Verde, mas vive em Boston, nos Estados Unidos da América (EUA), desde 2014, onde, aproveitando-se dos recursos das novas teconologias, nestes tempos de Covid-19, ensina Yoga em “Kriolo”, de modo a chegar aos cabo-verdianos no Arquipélago e na Diáspora. Não põe de parte  vir dar aulas presenciais nas Ilhas de modo a partilhar e a divulgar os benefícios dessa prática com os patrícios.

Eliseba Amado Sousa teve o seu primeiro contacto com Yoga quando estava na Universidade, a fazer mestrado na Ciência do Exercício.

“No fim da minha primeira classe, senti-me bem, como nunca havia sentido antes. Senti-me em paz e a minha mente calma e descontraída”, conta ao  A NAÇÃO, notando que quando começou a sua jornada, “algo dentro de mim começou a fazer mais sentido”.

Esta prática livrou-a da ansiedade, salvou-lhe do medo e ensinou-lhe o que “significa viver com a paz interior, a mente relaxada” e a sentir-se corajosa e forte.

“Antes, sentia-me ansiosa o tempo todo, a minha mente era um turbilhão de pensamentos sempre indo e vindo, vivia com medo da incerteza do futuro e cheia de arrependimentos do passado”, revela, notando que  pratica Yoga desde 2015, e professora desta prática desde 2017.

Para Sousa, “Yoga é um modo de vida, que só traz benefícios” para todos os que a praticam.

“Mudou a minha vida completamente, deu-me a paz mental e mostrou-me o que é realmente viver no amor, comigo e com os outros”, remarca, frisando que assumiu uma dieta vegetariana, para mais tarde se tornar vegana.

Novas tecnologias

Por ora, dá aulas nos EUA (Estados Unidos da América), onde trabalha como professora da Saúde Holística e de Yoga.

“Faço vídeos em ‘Kriolo’, que divulgo no meu ‘Instagram Lives’ e no ‘Facebook’, em ordem a mostrar os seus benefícios no meu País – Cabo Verde , mas, também, para atingir a todos os cabo-verdianos que estão na Diáspora”, aponta, justificando que escolheu produzir vídeos em “Kriolo”, porque “nada toca mais fundo aos patrícios do que ouvir algo importante na nossa Língua Materna”.

Antes dava aulas presencias, uma vez que “adoro ver o progresso dos meus alunos”, fazendo, na hora, os necessários ajustes e acertos.

“É super-importante para mim ter aquela conexão humana, mas devido ao COVID-19 e ao ‘lockdown’ imposto, de momento só dou aulas ‘online’”, confessa, notando que as suas lições são encontradas na sua rede social, mais concretamente, no “Instragram”: _eliseba; e no “Facebook”: Eliseba amado sousa.

Presentemente, os seus alunos são americanos, uma vez que vive nos EUA.

Eliseba pratica Hatha Yoga, que é o tipo com que mais se identifica. “É um fluxo que tem um passo moderado, onde tomamos algum tempo nas poses e respiramos, estando consciente como cada pose modifica nossa respiração”, justifica,  notando que “é uma prática onde tomamos a lição, que cad pose nos dá”.

Conselhos aos principiantes

A um principiante, Sousa recomenda que não espere nem use desculpas de que não é flexivel o suficiente para praticar Yoga.

“O bonito de Yoga é que onde quer que se estiver, em termos fisicos, mental e emocional, ela vai ao seu encontro. Não precisa ser flexível, magro, gordo, jovem ou idoso. Isso não importa; a Yoga se adapta ao indivíduo”, releva, garantindo que a prática não magoa nem produz traumas físicos.

Yoga  – na avaliação de Sousa – já é bastante praticada e conhecida no Mundo inteiro, mas mais como uma forma de exercício, deixando os outros aspectos fundamentais de lado.

“Em Cabo Verde, Yoga tornar-se-á uma prática comum, também, pois, como somos um povo bastante activo, quando todos verem os seus beneficios, vai ser praticada por muita gente”, prognostica Sousa, que possui uma licenciatura em Fisioterapia.

Projecto

Num futuro próximo, Eliseba planeia fazer algumas  classes presenciais em Cabo Verde, para mostrar os benefícios da Yoga.

“Serão como os meus vídeos: sem custo, aberto a todos, para todos, porque o objectivo é aprendermos a viver melhor e a criarmos uma forma de vida mais saudável para todos”, promete, manifestando-se esperançada de que, no futuro, possa vir a ser criada uma Escola de Saúde Holística em Cabo Verde, onde Yoga será um dos aspectos principais.

Licenciada em Fisioterapia (em 2011), Eliseba Sousa é certificada em Acupuntura (2013), possui mestrado em Ciência do Exercício (2016), professora certificada de Yoga (2017), certificada em Nutrição (2019), entre outras.

Natural da Praia, na Ilha de Santiago, está nos EUA desde 2014.

PUB

PUB

PUB

To Top