PUB

Santiago

Empreendedora quer mostrar que cuidados, terapia e amor resolvem tudo

Anike da Silva, 29 anos, é uma jovem formada em Geografia e Ordenamento do Território mas que se realiza como cuidadora. O espírito empreendedor e a vontade de marcar a diferença na vida das pessoas levou-a a seguir a área dos cuidados e criar a sua própria empresa de prestação de serviços.

 

SPC – Prestação Domiciliar de Cuidados e Terapia Ocupacional é o fruto do amor para ajudar os outros, aliado à necessidade de emprego.

Anike da Silva conta como foi a sua caminhada até conseguir abrir o próprio negócio que já tem um ano de existência.

“Ao terminar a minha licenciatura fiz um estágio profissional na Associação Crianças Desfavorecidas (ACRIDES) e reparei que havia muitas crianças com necessidades especiais a viver com suas mães ou avós. O meu tempo de estágio terminou e eu decidi continuar o trabalho iniciado e foi assim que tomei a decisão de criar a minha empresa”, explica.

Para ajudar o seu sonho a sair dos papéis, Anike participou do Startup Challenge, e mesmo não tendo vencido a competição, deu o primeiro passo.

“Foi a partir da competição que criei o meu plano de negócio, e o meu projeto foi submetido ao Fundo de Emprego e Formação Profissional, tem sido financiado posteriormente. Isso me permitiu implementar o negócio, estando nesse momento a prestar dois tipos de serviços: um na área de cuidados e terapia ocupacional para crianças com necessidades especiais e um outro de cuidados aos idosos”, conta a jovem empreendedora.

Começou a prestação de cuidados a domicílio às pessoas dependentes do bairro de Tira Chapéu, na Cidade da Praia, alargando para outros bairros e demais municípios de Santiago. Hoje ela perspectiva expandir este amor para todo o país.

“Quiçá num futuro não muito distante a SPC – Prestação Domiciliar de Cuidados e Terapia Ocupacional possa prestar cuidados a nível nacional, através de parcerias com instituições públicas e privadas como o Ministério da Família e Inclusão Social, as Câmaras Municipais, os Hospitais e Centros de Saúde, os Lares e Centros de Acolhimento, as ONG’s e outros” .

Anike diz que a chave para o sucesso está no investimento que se faz na formação pessoal.

“Sou uma pessoa que aposta muito na minha capacitação, inclusive fiz várias formações, em áreas como educação financeira, secretariado executivo, administração. Acredito que para se ser um empreendedor de excelência temos de conhecer um pouco de cada área e nisso a competição ajudou-me imenso”, faz saber.

Anike acredita que não se pode esperar pelo Governo para se conseguir um emprego e apela aos jovens para que não cruzem os braços e corram atrás daquilo que desejam.

“Temos de acreditar e gostar do que fazemos. Temos de ter determinação e acção. Não esperemos pelo Governo ou pelo Estado, criemos antes o nosso próprio emprego. Se eu fosse ficar à espera, seria mais uma jovem desempregada. Quando virem uma competição, participem! Mais importante não é o prémio, mas o aprendizado. As formações que recebi ajudaram-me a descobrir o meu diferencial, que é o inovador para o meu negócio.

Redescobri-me como pessoa”, pontua a empreendedora, Anike da Silva que diz que cuidar é um acto de amor.

PUB

PUB

PUB

To Top