PUB

Santiago

Djaló “inventor”: desenvolve projectos que tornam casas e carros inteligentes

Wilson Souto Semedo, mais conhecido por “Djaló Inventor” continua a inovar e a surpreender com a sua habilidade no mundo das novas tecnologias.

Depois de ter inventado, em 2014, um sistema que permite o carro arrancar e deslocar-se através do telemóvel, Djaló está agora a implementar um sistema de casa inteligente no município do Tarrafal, interior da ilha de Santiago.

Em entrevista ao A NAÇÃO, Djaló, explica que o sistema desenvolvido por ele permite fazer com que todos os eletrodomésticos que possuem telecomando, nomeadamente Smart TV, aparelhos de ar condicionado, lâmpadas spot, portas e portões de garagem, funcionem com recurso à voz. Ou seja, o proprietário fala e os equipamentos obedecem e executam.

“Com esse sistema instalado, uma pessoa, ao chegar à sua casa, já não precisa ficar à procura de telecomandos para abrir e fechar o portão de garagem ou ligar os aparelhos, e nem recorrer ao interruptor para ligar a luz. Basta mencionar o nome do aparelho e dizer para ligar ou desligar, o equipamento executa a ordem, automaticamente.

“Já estou a instalar esse sistema numa casa no concelho de Tarrafal. Penso que é o primeiro caso em Cabo Verde”.

“Djaló” explica que o sistema tem ainda uma ferramenta que permite aos membros registarem a sua agenda pessoal e profissional, diária e semanal.

“Basta registar no sistema, através da fala, que precisa levantar-se às seis horas do dia seguinte, porque tem que sair de casa às 7h30, para ir trabalhar. E, logo que chegar o horário solicitado, o sistema emite um lembrete sobre o que foi agendado. Também pode-se fazer uma agenda semanal e, logo pela manhã, ao perguntar o que tem agendado para o dia, o sistema vai lembrar-lhe que,  por exemplo, às nove horas tem uma reunião com um cliente e, às 11 horas, apanhar o filho na escola para levá-lo ao médico, etc.”.

Muita procura

“Djaló” diz que tem recebido muitos pedidos, mas avança que só a partir do mês de Outubro é que vai começar a implementar o projecto em outras casas.

“Já estou a trabalhar neste projecto há seis meses. Por questões de segurança, tenho que fazer vários testes para poder dominar bem o sistema. Assim, quando houver qualquer falha, já sei qual o problema. Neste momento, tenho vários clientes interessados, mas só vou aceitar outros pedidos depois de ter a certeza que o sistema funciona a 100%.

“Djaló” garante que os níveis de segurança são bastante elevados.

“O registo dos membros da família no sistema é feito através de gravação da voz. Um procedimento que só se consegue fazer com a autorização dos proprietários da casa. O sistema reconhece apenas as vozes das pessoas cadastradas.  Mesmo que uma outra pessoa tente imitar, tem que ser 100% igual, o que é quase impossível acontecer”, garante.

Dificuldades

A falta de matéria-prima (equipamentos) no mercado nacional é um dos maiores constrangimentos que “Djaló” enfrenta no dia-a-dia para desenvolver o seu projecto.

“Todo o material é importado e, às vezes, é difícil encontrar uma peça específica. Por vezes, sinto-me obrigado a comprar um equipamento caro, mas que nem preciso, apenas para desmontar e retirar uma peça que existe nele para poder fazer o meu trabalho”.

“Djaló” destaca que este tipo de situações levam muitos jovens talentos em Cabo Verde, a abandonarem os seus projectos. Isso porque não conseguem material para fazer o trabalho como pretendem.

“No meu caso consigo fazer alguma coisa graças à minha persistência e capacidade para adaptar. Ultimamente, as coisas melhoraram bastante graças à possibilidades de fazer compras pela internet”.

Aposta na formação

O inventor confessa que a sua grande ambição é desenvolver projectos inovadores e estruturantes em Cabo Verde. E também ajudar na formação dos jovens.

“Já tive convite para ir trabalhar numa empresa nos Estados Unidos da América mas, por motivos pessoais, recusei. Gosto de colocar o conhecimento ao dispor do desenvolvimento do meu país e do meu município”.

Para o efeito, “Djaló” confessa que gostaria de contar com o apoio das autoridades nacionais. Quero apostar na área da inovação e preparar os jovens para entrarem no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Quero colocar aos jovens sapatos nos pés, hoje, para que, amanhã, possam trocar os seus próprios sapatos. Sei que há muitos jovens criativos em Cabo Verde que precisam de oportunidades. Estou disposto a partilhar o meu conhecimento com eles, caso tenha apoio das autoridades”, conclui. 

Carros inteligentes que não deixam o motor ligar se o contutor  estiver alcoolizado

O inventor tarrafalense está, também, a desenvolver outros projectos para tornar os carros inteligentes.

“O sistema é desenvolvido para casa mas, graças à minha curiosidade, fiz algumas adaptações e tornei o sistema compatível com o computador do carro. Depois de vários testes, hoje consigo fazer o motor do meu carro ligar e desligar usando a minha voz”, regozija -se.

“Djaló” revela que já há muitas pessoas a pedirem para instalar o sistema nos seus carros, mas diz que o projecto ainda está na fase de testes. “Só vou começar a implementar no carro dos clientes com segurança e 99% de garantia”, afirma.

O nosso interlocutor revela ainda que está a desenvolver um outro projecto “interessante” que não deixa o motor do carro ligar se o condutor estiver com a taxa de álcool no sangue, superior ao recomendado.

“Já tenho 60 % do projecto desenvolvido. Estou à espera da peça que capta o vapor do álcool respirado pelo condutor. Se o condutor estiver bêbado, o carro não vai arrancar. E se estiver a funcionar, logo que sentir o vapor do álcool, o sistema comunica ao condutor através de um sistema sonoro que deve estacionar o carro. Depois de repetir por cinco vezes e, se o condutor não obedecer, o carro pára automaticamente em segurança, mesmo que esteja no meio da estrada”, sublinha.

“Djaló” já tinha inventado, também, um sistema que permite ligar, desligar e fazer o carro andar através de um telemóvel.

PUB

PUB

PUB

To Top