PUB

Política

Autárquicas/Praia: “Dja Sta Bom” fora do debate radiofónico por não cumprir regulamento

A candidatura independente à Câmara Municipal da Praia, “Dja Sta Bom”,  não participou do debate transmitido esta quarta-feira, 7, pela Rádio de Cabo Verde (RCV).

Na causa da sua ausência está o incumprimento do Regulamento, que estabelece que apenas os candidatos a presidente da Câmara Municipal podem participar no referido debate.

De acordo com o mandatário do “Dja Sta Bom”, Eduardo Silva, a candidata a edil, que está grávida, passou uma procuração ao cabeça-de-lista para a Assembleia Municipal, a fim deste a representar no debate, já que “estava indisposta”.

Entretanto, a participação do seu representante não foi validada, por não estar previsto no Regulamento, facto que gerou alguma indignação no seio do Grupo Independente, constituído por jovens dos mais diversos bairros da Cidade da Praia.

“Somos um Grupo. Aquilo que a candidata à Câmara Municipal ia dizer é o mesmo que o candidato à Assembleia também iria transmitir. Com esta atitude, estão a dizer que o candidato à Assembleia não tem legitimidade para representar o Colectivo”, lamenta Eduardo Silva.

Para a Direção da RCV, não há lugar para surpresa na sua decisão, já que todos os candidatos tiveram acesso ao Regulamento, enviado antes do debate.

“Limitamos a cumprir o Regulamento, que também foi enviado a todas as candidaturas”, explica o director da RCV, Nélio dos Santos, que confirmou, entretanto que o candidato chegou à Rádio, cinco minutos antes do debate, mandatado pela candidata à Câmara Municipal.

“O Regulamento é claro neste sentido; todos os candidatos tiveram acesso a ele”, insiste.

Tanto assim é – prossegue Nélio dos Santos -, que na Boa Vista, Sérgio Corrá, cuja lista se candidata apenas à Assembleia, não participou do debate porque o Regulamento não permite.

A Câmara Municipal da Praia é a mais disputada à nível Nacional, mas, também, a que mais candidaturas independentes apresenta.

São, no total, oito candidaturas legalmente reconhecidas: quatro partidárias (PAICV, MpD, UCID e PP); e quatro independentes (Liga da Sociedade Civil, “Dja Sta Bom”, LUTA e Movimento para a Justiça e Trabalho).

Este último, também, não participou no debate desta quarta-feira. Conforme o director da RCV, o candidato compareceu no local com 15 minutos de atraso, quando o Regulamento prevê e aceita atrasos de até cinco minutos.

PUB

PUB

PUB

To Top