PUB

Mundo

Reino Unido: PM “pronto” para fechar negociações do “Brexit” sem acordo

O Primeiro-Ministro(PM) britânico, Boris Johnson, avisa estar “pronto” para um fracasso nas negociações de um Acordo de Comércio pós-“Brexit” com a União Europeia (UE).

 

Boris Johnson, numa conversa com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel – citado por jn.pt -, disse que um “acordo era melhor” para as duas partes, mas que está “pronto” para o que der e vier.

“O Primeiro-Ministro destacou o nosso compromisso claro em tentar chegar a um acordo, destacando que um acordo era melhor para ambas as partes. Também sublinhou, no entanto, que o Reino Unido está preparado para encerrar o período de transição nos termos de estilo australiano, se um acordo não pudesse ser encontrado”, disse o Governo britânico, em Comunicado, divulgado quarta-feira, 7.

Londres usa o exemplo da Austrália para se referir à hipótese de ausência de acordo, porque a relação económica de Camberra com os 27 é regulada pelas regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), ou seja, com uma série de tarifas aduaneiras e limites ao volume de produtos exportados.

 

O Reino Unido deixou, oficialmente, a UE a 31 de Janeiro, mas continua a aplicar as regras do Bloco Europeu até 31 de Dezembro.

O Reino Unido e a UE estão a tentar negociar um Acordo que garanta um acesso das empresas britânicas ao Mercado Único Europeu, sem tarifas nem taxas aduaneiras, mas restam alguns pontos de discórdia, nomeadamente, na questão das Pescas.

As duas equipas de negociadores vão retomar o trabalho, nos próximos dias, para tentar chegar a um entendimento antes do Conselho Europeu de 15 e 16 de Outubro, considerado uma data-limite para conseguir completar e ratificar o documento, antes de 2021.

PUB

PUB

PUB

To Top