PUB

Política

Autárquicas 2020: Duas mulheres entre os oito candidatos à Praia

A corrida à maior câmara municipal do país, a da cidade da Praia, promete ser renhida. Este município é o único a contar com oito candidaturas à liderança da autarquia, sendo duas encabeçadas por mulheres, Any Reys pela Liga da Sociedade Civil e Denise Tavares, pelo movimento independente “Djastabom”.

 

Mas, vamos aos candidatos. A lista do MpD, partido no poder actualmente, aposta na dupla Óscar Santos (economista) para a presidência da CMP e na advogada Ana Barber para a liderança da Assembleia Municipal (AM). Ana Barber que até há bem pouco tempo era PCA da Cabo Verde Trade Inves,t e que agora substitui o arquitecto Alberto Melo, na corrida à AM da Praia.

O PAICV aposta em Francisco Carvalho, sociólogo e doutorando em Sociologia e Economia Históricas, para tentar resgatar a liderança da câmara da Praia, há 12 anos nas mãos do MpD, e na professora e ex-inspectora e delegada da Educação, na Praia, Clara Marques, para conquistar a AM.

Quanto à UCID, que concorre pela terceira vez a esta autarquia, aposta recai no gestor Francisco Silva, que volta a tentar a eleição a presidente da CMP, apoiado pelo despachante oficial, Juceliano Vieira, que lidera a lista da UCID à AM da Praia.

Também o Partido Popular, que se candidata pela segunda vez à CMP, volta apostar no líder do partido, Amândio Barbosa Vicente, para a presidência da autarquia e em Juvenal Lopes Furtado para conquistar a liderança da AM da capital.

A corrida à CMP conta ainda com a candidatura da Liga da Sociedade Civil, encabeçada pela professora Ana Reis e pelo jovem empresário Amarílio Barros.

Entre os independentes surgiram ainda mais três candidaturas. A L.U.T.A, com Carlos Manuel Lopes, conhecido por “Romeu di Lourdes” artista e formado em Gestão do Património, na liderança à Câmara e a estudante Jónica Brito para a AM.

O grupo Djastabom propõe Denise Tavares e Miguel de Barros, à CMP e AM, respectivamente.

Já o Movimento para a Justiça e Trabalho (MJT) tem o empresário de construção Civil Jeremias Garcia na corrida à CMP e Danilson Monteiro para a AM.

Na história da democracia cabo-verdiana é a primeira vez que concorrem oito candidaturas numa eleição autárquica.

O concelho da Praia é o maior círculo eleitoral do país, com cerca de 80.990 eleitores inscritos, sendo 755 estrangeiros, segundo dados disponibilizados no site da CNE, até Agosto de 2019. Em disputa estão nove vagas para vereadores e 21 para deputados municipais.

PUB

PUB

PUB

To Top