PUB

Covid-19

Pandemia: 12 mortes e quase 600 novos casos numa semana

Desde a última quarta-feira, 30, Cabo Verde registou doze óbitos atribuídos à infecção por covid-19. Os novos casos durante esse período também deram um salto acima de meia centena, atingindo um acumulado de 600 novas infecções.

 

A grande maioria dos casos continua a aparecer na Cidade da Praia, assim como os óbitos, na ilha de Santiago. Preocupadas, as autoridades sanitárias continuam a emitir um forte apelo no sentido de sensibilizar as pessoas para cumprirem o distanciamento social e respeitar as demais medidas de prevenção e controlo da doença.

Para já, a capacidade de testes foi reforçada com mais um laboratório a realizar testes PCR – o da Inpharma, após a assinatura de um protocolo com o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP).

Até agora foram realizados mais de 45 mil exames PCR no país, segundo dados do INSP, que fala também no aumento da demanda diária.

Consequência disto, os resultados têm sido conhecidos com algum atraso, o que, por outro lado, dá margem para incumprimentos.

O INSP apela à consciência das pessoas, no sentido de não disseminarem o vírus e aguardarem os resultados em isolamento.

Início de aulas conturbado

No início das actividades lectivas presenciais, pais e encarregados de educação manifestaram-se preocupados com a forma como os alunos são recebidos em algumas escolas do país, com alguma aglomeração.

Na Boa Vista, uma escola secundária fechou por um período de dez dias, na sequência do surgimento de dois casos positivos entre os professores, apenas dois dias após o início das aulas.

Em comunicado, a delegação do Ministério da Educação na ilha explicou que a medida visa preservar a saúde de todos os que frequentam o estabelecimento de ensino, cumprindo assim as orientações das autoridades da saúde.

Esta quarta-feira, em São Vicente, o online MindelInsite noticiava o aparecimento de um caso positivo na Escola Secundária Jorge Barbosa, informação que, entretanto, não foi confirmada, nem desmentida, pela direção da mesma.

Segundo a mesma fonte, haveriam ainda mais dois alunos a aguardar os resultados de testes a que foram submetidos.

São Vicente volta adoptar medidas restritivas

A ilha de São Vicente também registou um aumento de casos positivos activos nos últimos dias e o seu segundo óbito, situação que levou à adoção de novas medidas restritivas.

A Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) voltou a ordenar o encerramento dos ginásios da ilha, medida que não foi bem aceite pelos proprietários e praticantes da actividade física.

No Hospital Baptista de Sousa, as visitas aos doentes também foram suspensas.

Quanto aos ginásios, proprietários e amantes da prática comparam a medida aplicada a outras esferas, onde segundo apontam, se registam aglomerações “graves”, sobre as quais não se tem tomado nenhuma medida.

Estes falam, principalmente, das actividades de pré-campanha eleitoral a acontecerem por todo o país, na contramão daquilo que têm sido as recomendações das autoridades.”No mínimo contraditório», dizem.

A ilha registava, até esta quarta-feira, 07, um total de 80 casos positivos acumulados, dos quais 18 estavam activos.

A nível nacional, o país contabilizava, à mesma data, 6624 casos confirmados, destes, 5684 recuperados, 71 óbitos, 867 activos e dois transferidos.

PUB

PUB

PUB

To Top