PUB

Economia

78,7% da população de Cabo Verde tem conta no banco 

O Relatório do Sistema de Pagamentos (RSP) 2019 reconfirma a crescente utilização do cartão como instrumento de pagamento preferencial e revela que 78,7% está incluída no sistema bancário.

Conforme RSP do Banco de Cabo Verde (BCV) divulgado esta terça-feira, 13, as operações com cartões representam 88,6 por cento (%) do total das operações efetuadas com instrumentos de pagamento no país.

Por outro lado, o internet banking continua a ser um canal de serviços em crescimento, registando-se um aumento de 82%, comparativamente ao ano de 2018.

Ao nível das infraestruturas de pagamento o relatório destaca destaca o facto de este ter sido o primeiro ano de funcionamento do primeiro Service Bureau da SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecomunications), que disponibiliza ligação à Rede SWIFT, a partir de Cabo Verde, a qualquer instituição presente ou não no país.

Em 2019, o Service Bureau proveu ligação à rede SWIFT a 7 (sete) instituições, sob os desígnios das condições de segurança, cada vez mais exigentes da SWIFT.

“Os dados constantes do relatório continuam a sugerir um elevado grau de bancarização da população cabo-verdiana, 78,7% em 2019”, realça o relatório sublinhando que “o índice de bancarização é um indicador relevante no apuramento do grau de inclusão financeira da população cabo-verdiana, considerando-se que o acesso a uma conta bancária consiste na primeira etapa do processo de inclusão financeira, por ser uma condição necessária para a aquisição de outros produtos e serviços financeiros”.

Segundo o relatório, a rede bancária passou a contar com mais três agências, perfazendo um total de 121 e os centros urbanos mantêm a tendência de
concentração do maior número, na sua distribuição pelo país.

Todos os bancos comerciais disponibilizam o canal de internet banking que, no final de 2019, registava 123.156 contas associadas. Através deste canal foram processadas 30.220.919 operações, um aumento de 82%, comparativamente ao ano de 2018.

Com o cartão foram movimentados na rede vinti4 103.673,8 milhões de escudos, num total de 27.025.750 operações de pagamento realizadas em 2019, o que corresponde a 88,6% das operações efetuadas com instrumentos de pagamento.

Deste total global, 17.921. 986 transações (66,3%) no valor de 48.143,6 milhões de escudos (46,4%) foram realizadas nos POS com cartões nacionais.

“Esses dados confirmam a progressiva adesão dos cabo-verdianos à utilização do cartão de pagamento para aquisição de bens e serviços, sendo que, nos últimos cinco anos, os pagamentos nos POS registaram uma taxa média de crescimento de 22,4% em quantidade e 18,2% em valor, enquanto que nos levantamentos nos ATM, o crescimento foi em média de 7,5% em quantidade e 8% em valor”, realça.

O Sistema de Gestão de Depósitos e Liquidação (SGDL), o único sistema de liquidação do país, registou um crescimento global, tendo funcionado todos os dias úteis do ano de forma segura e eficiente.

Em 2019 o SGDL processou 28.020.523 operações, no valor de 9.748.874 milhões de escudos, o que equivale a cerca de 50 vezes o valor do PIB, a preços correntes, no ano em referência.

O crescimento em quantidade e valor foi sustentado sobretudo pela variação notória observada nas liquidações com origem no Mercado Monetário, que cresceram 44,6% em quantidade e 14% em valor, quando comparadas com o ano anterior.

Nas liquidações de 2019 prevaleceu a tendência internacional de os sistemas de retalho processarem elevadas quantidades de pagamentos. Assim, os sistemas de compensação integrantes do SICIL (Sistema Integrado de Compensação e Liquidação) contribuíram com 99,9% da quantidade total das operações liquidadas, enquanto que os sistemas de liquidação por operação (a bruto) responderam por uma quantidade irrisória (0,1%) de operações liquidadas.

Em relação aos valores processados, a liquidação por operação sobressaiu com 97,0% dos 9.748.874,4 milhões de escudos, atestando a importância sistémica do SGDL.

PUB

PUB

PUB

To Top