PUB

Política

Covid-19: Autoridades apelam ao cumprimento das medidas sanitárias por parte dos partidos e eleitores

A delegada de saúde da Praia, e o diretor nacional da PN, pedem aos atores políticos que evitem ajuntamentos e participem no combate à pandemia. 

 

Este apelo surge após Cabo Verde registar um novo record, com a cidade da Praia a atingir 75 casos positivos em um só dia.

Ulardina Furtado, delegada de saúde da Praia, apelou em entrevista à RCV, ao cumprimento das medidas sanitárias e distanciamento social estabelecidos, e diz-se preocupada com um possível surto devido às campanhas eleitorais.

“Participar no combate à pandemia, respeitar as normas. Eles estão a assumir que estão a respeitar as normas estabelecidas. Portanto nós apelamos ao respeito, porque senão, com esse início de campanha, vamos ter um aumento exponencial de casos e não é isso que queremos. Todos os participantes políticos, sejam eles cidadãos ou partidos, devem respeitar as normas e participar na melhoria”, diz a delegada de saúde.

Apesar da participação e apoio nas campanhas eleitorais ser um ato cívico, o contexto atual exige um comportamento de modo a evitar a propagação da doença, usar máscaras, respeitar o distanciamento e seguir as medidas de higiene.

A polícia nacional (PN) também partilha desta preocupação, devido ao registo de aglomeração de pessoas e outros incumprimentos visíveis nos atos de campanha eleitoral.

Emanuel Moreno, em entrevista à RCV, alerta para as consequências futuras do desrespeito pelas normas ditadas pelas autoridades competentes.

“Sobretudo dos ajuntamentos, a questão da ocupação das viaturas com candidatos que vão para os eventos dos partidos. Portanto, neste quesito, podemos dizer que estamos bastante preocupados e gostaríamos de poder contar com o civismo dos cidadãos em geral, mas também com a colaboração dos mandatários das candidaturas que deveriam sensibilizar os simpatizantes no sentido de cumprirem escrupulosamente as recomendações em vigor”, apela o diretor nacional da PN.

A nível nacional, Emanuel Moreno faz um balanço satisfatório destes primeiros dias de campanha, entretanto em alguns pontos do país considera que não estão a correr como o esperado. Contudo, assegura que do ponto de vista operacional, a corporação tem seguido o seu plano, no que diz respeito à segurança e ordem pública das campanhas.

O Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) tem deixado alertas e pedidos de colaboração através de SMS e outros meios a todos os cidadãos, no sentido de consciencializar o cumprimento das normas em vigor.

PUB

PUB

PUB

To Top