PUB

Covid-19

Homem de 25 anos infetado duas vezes nos EUA

Um homem de 25 anos é o primeiro caso de reinfecção por covid-19 nos Estados Unidos da América (EUA) e o quinto confirmado a nível mundial. O segundo contágio foi ainda mais grave.

Um estudo, publicado esta segunda-feira,12, na revista científica The Lance, confirmou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos.

A investigação revela que a exposição ao vírus pode não conferir imunidade total, sendo necessária uma pesquisa maior sobre os casos de reinfecção.

O jovem foi infectado duas vezes, num espaço de 48 dias, o que mostra que uma segunda infecção pode ocorrer num curto espaço de tempo. No seu caso, a segunda vez mostrou-se ser ainda mais grave.

Em Abril de 2020, após um teste positivo à covid-19, o paciente testou negativo para o vírus em duas ocasiões distintas. Em Junho, depois de apresentar sintomas graves – febre, dor de cabeça, tonturas, tosse, náuseas e diarreia, foi hospitalizado e teve um teste positivo.

O estudo comprova, assim, que o paciente, do Nevada, foi infectado com duas variantes distintas de SARS-CoV-2. Sem problemas imunológicos ou outras doenças associadas, sofreu uma segunda infecção mais grave que a primeira: precisou de hospitalização com suporte de oxigénio.

Neste momento o jovem se encontra recuperado da doença.

Segundo explicou o principal autor do estudo, “ainda existem muitas incógnitas sobre as infeções por SARS-CoV-2 e a resposta do sistema imunológico”.

No entanto, defendeu Mark Pandori, “as descobertas indicam que uma infecção anterior por SARS-CoV-2 pode não proteger contra infecções futuras”.

“Embora mais pesquisas sejam necessárias, a possibilidade de reinfecção pode ter implicações significativas para a nossa compreensão da imunidade à Covid-19, especialmente na ausência de uma vacina eficaz”, salientou.

Pandori defendeu ainda que aqueles com teste positivo para o novo coronavírus devem continuar a tomar precauções, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Este caso de reinfecção é o quinto a nível mundial, tendo sido registados pelo menos quatro outros casos na Bélgica, Holanda, Hong Kong e Equador.

Antes do caso confirmado no Nevada, apenas o caso registado no Equador apresentou resultados piores na segunda infecção.

PUB

PUB

PUB

To Top