PUB

Política

João Soares, candidato a Presidente da Câmara Municipal de Tarrafal de São Nicolau pelo PAICV

João Soares

 

1-Qual é a motivação que está por detrás da sua candidatura?

Em 1976 fui um dos bolseiros do Governo de Cabo Verde que foram estudar para fora do país, formei-me em medicina e fiz duas especialidades. Trabalhei na Europa e na África e acumulei tanta experiência que seria uma pena não regressar ao meu torrão natal para dar o meu contributo, retribuindo e amplificando o que o país fez por mim. 

É este nobre sentido que está por detrás da minha candidatura. Principalmente num momento em que o município do Tarrafal está há oito anos num apagão de desenvolvimento. 

2-Quais as linhas gerais da sua Plataforma Eleitoral?

Temos um plano de desenvolvimento auto-sustentável do município. A minha equipa tem andado incansavelmente em todas as localidades para lhes tomar o pulso e sentir, na realidade, aquilo que têm e o que não têm. Analisadas as fraquezas, as potencialidades, as oportunidades e ameaças, a nossa Plataforma Eleitoral definiu os eixos de desenvolvimento para o município. 

Entre outros, um Paços do Concelho próprio, um cais de pesca, a casa do pescador; um mercado de peixe, cursos profissionalizantes em todas as áreas, foco nos emigrantes, no turismo, na agricultura e pecuária, numa delegacia de saúde, na habitação, no desporto e na cultura.

 

“Quero que os munícipes se sintam orgulhosos”

 

3-Essas linhas são factíveis?

Claro, porém exigirá da equipa camarária um esforço extraordinário porque nós não queremos depender apenas dos recursos financeiros locais e nacionais que as câmaras têm direito. O que queremos é fomentar o investimento directo estrangeiro e fazer com que os investidores, assim como os nossos emigrantes, tenham a facilidade e a motivação para aplicar o seu dinheiro no município, criar riquezas e postos de trabalho.

4-Porque é que a sua lista deve ser a vencedora?

Nós não temos medo de trabalhar, temos uma equipa motivada, uma população que está sedenta de mudança, e que acima de tudo quer dignidade, respeito e justiça. Porque, na verdade, quem é a estrela maior e quem manda é o povo, eu apenas serei um seguidor que segue os seus passos. 

5-Que repto deixa aos eleitores para irem às urnas?

Queremos ter um exercício de cidadania ao mais alto nível e os eleitores têm que acreditar, de uma vez por todas, que por mais que tiveram uma má experiência com as governações anteriores, sejam elas quais forem, nós prometemos um novo paradigma, que vamos conseguir de uma forma unificada o renascer de uma nova aurora, unidos para servir o nosso município.

PUB

PUB

PUB

To Top