PUB

Fogo

Autárquicas 2020/São Filipe: Candidaturas reforçam porta a porta e são instadas a cumprir o pacto sanitário

As candidaturas às autárquicas de 25 de Outubro, em São Filipe, Fogo, estão a ter uma semana de muito trabalho para mobilizar e convencer os eleitores à volta das suas respectivas propostas e projectos.

Nesta primeira semana as candidaturas do MpD e do PAICV, quebraram o código de conduta relacionado com as regras de distanciamento social, realizando, aquilo que convencionaram chamar de “conversa aberta com a população” ou “apresentação de plataforma eleitoral” em quase todas as ribeiras, cutelos e bairros do município, mas que, na prática, eram e são, autênticos comícios públicos com concentração de muitas pessoas seguido de desfiles de viaturas e pessoas.

UCID apresenta queixa na CNE

Este incumprimento levou a candidatura da UCID a apresentar uma queixa junto da Comissão Nacional das Eleições (CNE), já que no entender do candidato Pedro Ribeiro, tais comícios e desfiles são feitos à revelia da própria autoridade policial, dando um péssimo exemplo em termos de saúde pública.

A candidatura da UCID, que privilegiou os contactos directos com o eleitorado, irá continuar a fazê-lo até o término da campanha eleitoral.

A estratégia para os dias que ainda faltam, é a realização de porta a porta, quer nos bairros da cidade, quer nas localidades do interior do município, acreditando na boa receptividade da mensagem, devido ao descontentamento que existe e que ficou provado pelo nível de abstenção registado nas eleições de 2016.

“As pessoas estão desalentadas, mas São Filipe não vive democracia, há mais libertinagem e as pessoas são coagidas, inclusive as que têm trabalho, estão com medo e sofrem represálias e não querem dar a cara”, considerou Pedro Ribeiro para quem esse desalento pode não se traduzir em votos porque há compra generalizada de consciência por parte das candidaturas adversárias.

MpD privilegia porta a porta

Já a candidatura do Movimento para a Democracia (MpD, adianta que na próxima semana vai continuar com os contactos porta a porta e antevê uma semana de muito trabalho.

Igualmente vai continuar com os encontros de apresentação da plataforma eleitoral e programas através do seu canal nas redes sociais “MpD TV Fogo”, um instrumento utilizado desde a pré-campanha com transmissão ao vivo das suas actividades, mas também de mensagens dos seus candidatos.

A plataforma de Jorge Nogueira está centrada na melhoria das condições de vida e dignidade para as pessoas e as famílias, no geral, mas também no desenvolvimento da produção local, e fomento do trabalho e rendimento para as famílias, tudo isto de forma a se desenvolver as potencialidades do concelho. Formação profissional, turismo, agricultura e pesca são algumas das áreas que serão privilegiadas.

O director da campanha, Emanuel Barbosa, indicou que a candidatura vai continuar a percorrer as principais localidades do município, sendo que o foco principal é a realização dos encontros porta a porta para reforçar a mensagem e propostas da plataforma.

PAICV aposta no diálogo “sério e responsável”

Já a candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), através do mandatário Luís Pires, indica que por causa do novo coronavírus a candidatura vai reforçar o “bom senso e o sentido de responsabilidade” para continuar a passar no terreno o essencial da plataforma.

Segundo o mesmo, a candidatura vai explicar a todos que São Filipe ficou “parado no tempo” e que há toda uma necessidade de novas lideranças locais.

“A câmara actual não só foi uma má herdeira, como também uma péssima prestadora de contas”, referiu.

O diálogo “sério e responsável”, “falando apenas a verdade”, é a estratégia que pretendem utilizar nas visitas a todas as localidades, mas com “prudência e colaboração” com as autoridades sanitárias, policiais e da protecção civil.

“Já introduzimos aparelhos de medição de temperatura e reforçamos a distribuição de máscaras e a disponibilização de álcool gel”, referiu o mandatário.

“A pandemia vai provocar profundas transformações e reformas em tudo e na forma de fazer campanha. Não temos ainda um município com suficiente cobertura digital, mas é uma das vias que estamos a explorar, com retorno bem satisfatório”, destacou.

A candidatura vai reforçar os contatos porta a porta, ouvindo as preocupações e aspirações do eleitorado.

PUB

PUB

PUB

To Top