PUB

Covid-19

Espanha: Intoxicação com gel aumenta em crianças devido à Pandemia

O Instituto de Toxicologia e Ciências Forenses espanhol detecta um aumento de 900 por cento em intoxicações acidentais, com gel hidro-alcoólico, em crianças, durante a Pandemia.

O dado é considerado significativo, uma vez que foram detectadas 90 consultas em 2019, relacionadas com este tipo de intoxicações, enquanto em 2020 foram registadas 874.

Dos 874 casos, 585 foram envenenamentos de crianças, 368 delas menores de dois anos, segundo nota do Ministério da Justiça espanhol – citada pelo portal jn-pt.

Esses dados representam um aumento de mais de 900 por cento (%) nas intoxicações até o momento, em 2020, em relação ao total de 2019, pelo que o ministro da Justiça, Juan Carlos Campo, já enviou uma mensagem às famílias, alertando para o aumento de casos de envenenamento, pedindo o máximo de cuidado no uso de gel, quando houver crianças por perto.

A maioria desses envenenamentos ocorreu acidentalmente.

Mais de 84% aconteceu por via oral; 7% pela mucosa ocular; cerca de 3%, por inalação e mais de 2% por exposição da pele.

Mais de 80% das consultas recebidas devem-se a sintomas leves que se revertem em pouco tempo, sendo os mais comuns irritação do aparelho digestivo, vómitos, diarreia, tosse, vermelhidão nos olhos, visão turva, entre outros.

O Instituto tem dado especial ênfase à necessidade de manter esses produtos fora do alcance das crianças, lembrando que o seu “uso deve ser sempre super-visionado por um adulto”.

PUB

PUB

PUB

To Top