PUB

Política

Autárquicas 2020/R.Grande de Santiago: Domingos Mendes compromete-se com mobilização de água e Nelson Moreira aposta em melhorias de acesso

Domingos Mendes, candidato do MpD à Câmara Municipal de Ribeira de Santiago comprometeu-se com a mobilização de mais água para a agricultura e atividades geradores de rendimento, na zona de Gouveia. Já o candidato do PAICV, de visita a Mosquito da Horta aposta na melhoria das condições de acesso, electrificação e a mobilização de água.

Conforme avançou à RCV, Domingos Mendes, do MpD, durante a sua passagem por Gouveia,  caso seja eleito, vai mobilizar mais água e promover actividade geradoras de rendimentos para agricultores, pescadores e mulheres. Assim como mais formação e acompanhamento para agricultores e mulheres chefes de família.

“Gouveia é uma zona com bastante potencial, situada entre Cidade Velha e Porto
Mosquito e de fácil acesso. Queremos propor soluções para colmatar alguns dos problemas de emprego, promover mais atividades de pesca junto de instituições e Governo. Ao nível da agricultura apostar mais na mobilização de água para agricultores e promover atividades de autoemprego” declarou o candidato.

Mendes afirma que uma grande parte das mulheres pratica a agricultura, mas reconhece
que “um grande problema que enfrentam é o acesso à água e uma boa gestão da
mesma”. 

Para colmatar tais problemas compromete-se em capacitar essas mulheres na prática moderna de agricultura e com o programa de dessalinização de água do Governo,  passar a disponibilizar água de furos e nascente para a agricultura.

“Em parceria com o Governo, acredito ser possível, no próximo ano, aumentar a disponibilidade de água o que passa também por aumento do financiamento via instituições responsáveis”
explica o candidato.

Moreira quer melhorar o acesso e mobilizar água em Mosquito da Horta

Já Nelson Vaz Moreira, candidato do PAICV à Câmara Municipal de Ribeira Grande de
Santiago, de passagem por Mosquito da Horta,, diz que a sua aposta nessa localidade vai para as energias renováveis, água subterrânea para agricultura, e para a criação de parcerias para o
desenvolvimento do turismo interno rural e de “bem-estar”.

“É uma localidade que, de momento, podemos dizer não ter os melhores acessos, então vamos dar uma atenção especial a nível da melhoria do seu acesso, fazer com que a eletricidade chegue à população assim como mobilização de água para a prática da agricultura. Com melhoria de acesso e água para a prática de agricultura é uma zona onde também pode ser praticado o turismo rural”, disse.

Tendo em conta a sua distância do mar, Moreira diz que a mobilização de água terá de ser feita a nível subterrâneo. Já a eletrificação, diz, pode se “levar de uma zona para outra, ou então apostar na energia solar”. 

Quanto ao turismo rural,a aposta é ao nível do turismo externo e interno.

“Com melhorias de acesso, nós vamos trabalhar para a sua melhoria, dentro daquilo que é o orçamento da Câmara mais também junto com parceiros, Governo e instituições”, conclui Nelson Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top