PUB

Artes Plásticas

São Vicente: Artistas indignados com “vandalismo” de pintura mural pelos candidatos à CM

Um grupo de artistas está indignado com a atitude das quatro candidaturas à Câmara Municipal nas eleições autárquicas 2020, depois de terem colado vários cartazes em cima de uma pintura mural, na parede do Quintal das Artes, em Mindelo.

A parede foi pintada em 2018, no âmbito da Cabo Verde Ocean Week e, não obstante o desgaste natural, muito por causa da humidade e maresia, os autores estão indignados com aquilo que classificam de “falta de respeito e reconhecimento”.

Gilda Barros, co-autora da pintura diz-se indignada e ainda sem conseguir acreditar que (as candidaturas) realmente tiveram a “audácia e coragem” de tamanho acto de desrespeito.

 “Este foi um dos primeiros trabalhos que elevaram o meu nome, enquanto artista, em São Vicente. Levamos uma semana a fazer a pintura, foi um desafio para nós”, começa por explicar Gilda Barros, que trabalhou em parceria com Erik Andrade e Rubens Cabral.

Gilda diz-se ainda incrédula, mesmo depois de ter ido lá, pessoalmente, constatar as imagens que já tinha visto nas redes sociais.

“Eu tinha a consciência que a pintura tinha um tempo de vida. Mas seria um processo natural e não uma degradação forçada. É a primeira vez que me acontece isso e me fez encarar as coisas de uma outra forma. Não sei fazer política mas tenho a certeza que não deveria ser feita passando por cima do trabalho dos outros, de um artista que está a começar a sua carreira”, declarou.

Em vez disso, diz Gildoca Barros, como é conhecida, deveriam apoiar os artistas, de todas as áreas, jovens que representam a maioria e, simultaneamente, a força e o poder da decisão.

Uma atitude que deixa a nu a falta de reconhecimento perante a arte, nomeadamente a arte de rua, sublinha Gildoca.

“Somos uma terra de artistas, uma terra de cultura e estas são atitudes que não podem passar”,lamenta.

O A NAÇÃO está a tentar uma reacção dos partidos políticos e saber a legalidade da colocação dos cartazes por cima da obra de arte. 

PUB

PUB

PUB

To Top