PUB

Política

Autárquicas 2020/ R. Grande de Santiago: Domingos Mendes e Nelson Moreira convergem em propostas para Santana

Domingos Mendes, do MpD e Nelson Moreira, PAICV, que disputam a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, convergem a nível de propostas para a localidade de Santana no que diz respeito à melhoria de acessos e formação para o autoemprego.

Domingos Mendes, relembrando das chuvas passadas afirmou, citado pela RCV, que “há dias choveu”, e que dentro da localidade de Santana tudo “ficou praticamente bloqueado”. Para resolver tal situação considera que é preciso “requalificar e melhorar o acesso dentro de Santana”. 

Para além disso, sendo uma zona muito agrícola, considera também que precisa de “apoio em termos de mobilização de água”. 

A autarquia, em parceria com outras instituições, “levou água para dentro das casas”, mas, neste momento, “está com algumas dificuldades. Nesse sentido, avança que o Governo já tem um projeto de dessalinização de água e para disponibilizar água de furos para agricultura e águas dessalinizada para consumo domiciliar.

O candidato do MpD também considera importante “criar capacidade de mobilizar financiamento para apoiar as famílias com a sua poupança, nos próximos anos, no âmbito do projeto PPRA, assim como um programa de habitação para pessoas mais
carenciadas”. Quanto aos jovens no desemprego, diz que  é preciso criar “alternativas via formação superior e profissional para empregabilidade”.

Nelson Moreira quer potenciar agricultura

Já Nelson Moreira, candidato do PAICV, também verificou os mesmos constrangimentos em Santana.  “Mesmo dentro das localidades existem alguns acessos que é complicado,então temos de mobilizar água para a prática da agricultura e criação de gado. Temos de criar parcerias junto do ministério da agricultura para a criação de currais e pocilgas e, assim,  evitar ter animais perto de casa e ter um ambiente mais saudável”, explica.

Para além da melhoria do acesso, a problemática da habitação social é algo que considera que deve ser tido em conta.

“Temos de apostar em parcerias a nível do poder local, assim como privadas.  Vamos apostar em formação e criação de autoemprego no sentido de eles mesmos fazerem a sua construção e reabilitação”, declarou Nelson Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top