PUB

Política

Autárquicas 2020: Campanha eleitoral termina hoje

O período oficial da campanha eleitoral para as eleições autárquicas do próximo domingo,25, chega esta sexta-feira,23, ao fim. A partir das zero horas deste sábado,24, entra em vigor o período de reflexão que antecede o “dia D”, o das eleições.

A campanha que começou quinta-feira,8, ficou marcada por muitos incumprimentos do pacto sanitário estabelecido entre a CNE e as candidaturas e partidos políticos.

No total, 65 candidaturas, percorreram, na sua maioria, de lés, a lés, os respectivos municípios aos quais se candidatam, para conquistar o voto dos eleitores.

Estas que são as oitavas eleições autárquicas na história do país, ficam para já marcadas por uma grande participação de mulheres e de jovens, mas também pelo incumprimento do pacto sanitário, de prevenção da covid-19, estabelecido entre as candidaturas e partidos e a CNE.

Aglomerações, a falta do uso de máscaras foram factores comuns a algumas candidaturas, conforme revelaram várias fotos e vídeos que circularam nas redes sociais mas também em peças jornalísticas divulgadas por vários órgãos.

A CNE por sua vez, desmarcou-se de responsabilidades em termos de fiscalização, ao lembrar que não compete a essa instituição fiscalizar o cumprimento das normas. Mesmo assim apelou ao cumprimento por parte dos partidos e candidaturas.

É que apesar de uma maior aposta nas redes sociais para passar a mensagem das suas plataformas eleitorais e promessas de campanha, acabou por haver, igualmente, muita campanha na rua, seja porta-a-porta, seja passeatas, carreatas e até comícios com palco, ainda que sem artistas.

Da parte das candidaturas, o apelo geral é para uma participação em massa e consciente na hora do voto, driblando a abstenção.

Muitos independentes

Num cenário inédito na história do processo eleitoral autárquico nacional, pela primeira vez aparecem oito candidatos na corrida à maior Câmara do país. Na Praia, quatro partidos e quatro grupos de cidadãos, medem forças, num pleito onde há muitos candidatos independentes, no geral.

Tarrafal de Santiago, com cinco candidaturas, São Vicente e Santa Catarina de Santiago, cada um com quatro, são outros dos municípios com mais concorrentes.

Incumprimento da Lei da Paridade

De destacar que há mais mulheres nas listas, em geral, ao abrigo da Lei da Paridade, que impõe o mínimo de 40% de um dos gêneros em cada lista, quer à Câmara, quer à Assembleia, para muitos, já uma conquista positiva destas autárquicas.

Porém, nem todas as listas cumpriram a Lei da Paridade e mesmo assim se mantiveram na corrida. Entre as 65 candidaturas, há apenas uma, em Catarina de Santiago, da UCID, cujas listas são lideradas por duas mulheres: Neida Rompão para a chefia da Câmara Municipal e Adelgisa Monteiro, para a liderança à Assembleia Municipal.

Estas autárquicas 2020 ficam ainda marcadas por uma forte presença de jovens nas listas, em todas as candidaturas, com muitas caras novas.

No total, segundo o site da CNE, estão inscritos 332 mil e 221 eleitores em todo o país, sem contar com os últimos estrangeiros recenseados, entre 1 de Agosto de 2019 e 31 de Julho d 2020.

PUB

PUB

PUB

To Top