PUB

Política

Autárquicas 2020/Praia: sprint final na caça ao voto

A campanha para as eleições autárquicas de domingo, 25, termina à meia-noite desta sexta-feira, 23. Na Praia, as oito candidaturas que concorrem à Câmara e à Assembleia Municipal imprimem o sprint final na caça de votos com várias acções nos diversos bairros da capital.

A candidatura da UCID, liderada por Francisco Silva, dedica esta sexta-feira, 23, último dia da campanha, em contacto de sensibilização sobre a importância do voto com o eleitorado dos arredores da Praia.

“Só a UCID poderá dar à Praia a mudança que realmente necessita, pois, definimos para os jovens mais formação e emprego, melhoria de condições de vida para as famílias, bairros infra-estruturados, com saneamento, água e energia”, afirma Francisco Silva.

Já a candidatura do MpD, liderada por Óscar Santos, apela aos eleitores, nesta recta final da campanha, a votarem na continuidade. Os candidatos desse partido vão manter contactos porta-a-porta, neste último dia de campanha, reforçando o apelo ao voto.

O MpD garante que a sua candidatura primou por uma campanha tranquila e com elevação, sem difamar os outros. Óscar Santos, que concorre à sua própria sucessão considera que o município tem ainda muitos desafios a vencer.

“Como candidato a mais um mandato, quero iniciar a minha aposta de governação com projectos para pequena infância, juventude, oportunidade de emprego e incubação para auto-emprego”, realçou, sublinhando, por outro lado, que só assim se poderá projectar o município da Praia a um outro patamar de desenvolvimento.

Na recta final desta campanha, o Partido Popular (PP), liderado por Amândio Vicente, decidiu avançar com um pedido impugnação da deliberação sobre composição e organização das mesas das assembleias de voto.

Segundo o mandatário do Partido Popular (PP), Juvenal Furtado, o legislador do código eleitoral de Cabo Verde previu a participação dos diferentes partidos, coligações, candidatos nas diferentes mesas de assembleias de voto como forma de verificação, controlo e fiscalização própria do processo de votação conforme o artigo 143, nº 2 do Código Eleitoral.

“Desde a primeira hora tivemos dificuldades em compreender qual a lógica utilizada pelos delegados da CNE no respeitante à colocação dos membros, solicitamos uma explicação escrita porque oralmente não conseguimos entender, mas não nos deram”, lamentou.

Neste último dia de campanha, a candidatura independente “Djastabom” apela aos eleitores no sentido de fazerem valer os seus votos, com uma escolha consciente, apostando nesse movimento como nova alternativa para todos aqueles que estão descontentes com a actual realidade no município.

A candidatura “Dja Sta Bom” que tinha decidido privilegiar o desenvolvimento de acções de campanha de forma virtual, acabou por readaptar a sua estratégia nesta recta final da caça ao voto, estabelecendo contactos porta a porta com o objetivo de convencer os eleitores a votarem nessa candidatura.

Conforme Denise Tavares, líder do “Dja Sta Bom” o objectivo dessa candidatura foi primeiramente apostar na prevenção, e no último momento priorizar os contactos directos, sempre respeitando as medidas de segurança sanitária, tendo em conta o contexto da pandemia.

“Todas as pessoas com quem falamos mostraram claramente que a realidade está à frente de todos, daí que pedimos a consciência das pessoas, para fazerem valer a pena os seus votos. A perspectiva é alta, tendo em conta a boa aceitação dos praienses, porque já têm a noção dos problemas existente na Praia”, enfatizou.

A candidatura independente “L.U.T.A” espera contar com o voto de confiança, principalmente da camada jovem, nas eleições autárquicas de domingo. Carlos Lopes, líder desse movimento, propõe chegar hoje a um maior número possível de eleitorado, apelando ao voto de confiança e mostrar às pessoas que é possível fazer “política com verdade através de uma boa governação”.

“Hoje, a nossa estratégia é alcançar o maior número de zonas possível, através de um desfile que vamos fazer com suporte do nosso carro de som, visando reforçar as mensagens, cumprimentar os munícipes, com o propósito de atingir mais comunidades possível”, esclareceu o candidato.

A candidatura da Sociedade Civil, liderada por Any Reis, fecha este último dia de campanha com contactos com o eleitorado dos arredores da Praia para reforçar o apelo ao voto. Euclides Furtado, candidato a vereador, mostra-se indignado com o facto de ainda, nesta época, pessoas estarem a viver debaixo de um teto sem as mínimas condições e que a qualquer hora poderia desabar.

“Muitas famílias vivem em habitações degradadas e sem quaisquer condições, o que nos dá muita pena e revolta. Mas a Sociedade Civil quer fazer diferente por isso, além de habitação, tem ainda como preocupação a criação de um espaço para a terceira idade, juventude e pequena infância”, acrescentou.

Quanto à candidatura do PAICV, liderada por Francisco Carvalho, também lança um forte apelo ao voto neste último dia de campanha para as eleições autárquicas de domingo.

“Para construirmos um ambiente positivo, de paz e engajamento de todos os praienses no desenvolvimento da Praia, temos de começar dentro da própria Câmara Municipal da Praia”, apela.

Francisco garante que vão corrigir “todas as injustiças”, caso a sua candidatura for eleita. 

“Garantimos o enquadramento de todos os funcionários com atualização salarial com base no PCCS e assegurando que ninguém perderá a contagem dos seus anos de trabalho! Garantimos também que ninguém vai continuar sem segurança
social”.

O mesmo destaca ainda que vão “manter os guardas municipais e melhorar as condições dos seus postos de trabalho, mas com novas orientações amigas, e vamos dialogar com os fiscais, bombeiros e pessoal de saneamento e valorizar o valioso contributo que dão para a Praia que todos amamos”, concluiu.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top