PUB

Fogo

Autárquicas 2020/São Filipe: Candidatos gastam os últimos cartuchos na caça ao voto

Os três candidatos à presidência da Câmara de São Filipe, no Fogo, gastam agora os últimos cartuchos na caça ao voto. A UCID reconhece que é difícil vencer neste cenário, apesar de considerar que tem as propostas mais sérias, enquanto o PAICV acredita na vitória reforçada. O MpD está também confiante e diz aguardar apenas pela confirmação dos resultados de domingo, 25.

Para Pedro Ribeiro, candidato da UCID as suas propostas são sérias e vão de encontro àquilo que é necessário para desenvolver São Filipe. O candidato diz que registou uma boa receptividade por parte do eleitorado e, por isso, espera um resultado positivo no domingo,25, dia das eleições.

O objectivo é vencer porque entramos nesta luta para ganhar, mas o cenário verificado durante a campanha, com envolvimento de membros do Governo e de outras instituições da República, gastando milhares de contos na compra de consciência, se eleger vereadores e deputados municipais, ficaria orgulhoso, referiu Pedro Ribeiro, sublinhando que ficará “triste2, na eventualidade, de não ganhar, não por ele e sua equipa, mas porque nada vai mudar em São Filipe, vencendo o MpD (Jorge Nogueira) ou o PAICV (Nuias Silva).

“A dimensão da “compra” descarada da consciência das pessoas, sobretudo pela câmara cessante, que negociou milhares com o financiador, e candidato a eleito, um grande volume de materiais de construção, que foram distribuídos, condiciona os votos das pessoas vulneráveis”, disse Pedro Ribeiro.

O mesmo diz acreditar no voto das pessoas que querem o crescimento e desenvolvimento de São Filipe e reconhecem que a proposta da UCID é a melhor, e que o seu candidato está também melhor preparado para gerir o município.

Independentemente do resultado, o mesmo diz que a UCID estará sempre presente e vigilante para acompanhar e fiscalizar e para mostrar aos eleitores de que fizeram uma má escolha, porque nem com Jorge Nogueira e nem Nuias Silva, o município de São Filipe ganhará competitividade e desenvolvimento nos próximos anos.

Nuias Silva optimista

O candidato do PAICV, Nuias Silva está optimista na vitória reforçada da sua candidatura e na reconquista da autarquia de São Filie, pois, como diz, as duas semanas de campanha foram dias de intensa mobilização de São Filipe, e de apresentação da plataforma eleitoral, que foi recebida com muito “amor e carinho”, com a menagem a entrar no coração dos sanfilipenses.

Segundo o mesmo os sanfilipenses “apaixonaram-se” pela plataforma “ambiciosa” e com projectos em todas as áreas, desde agricultura, pesca, pecuária, passando pela área de ensino e formação profissional; educação, juventude e desporto; emigração; saúde, social e ambiente.

“Foi a única candidatura que discutiu ideias e reuniu-se com várias classes para consensualizar as várias questões que queremos ver para São Filipe”, disse Nuias Silva, indicando que a candidatura é do PAICV, mas o projecto é de São Filipe e mobilizou todos os quadrantes.

“Não tenho dúvida que é uma candidatura vitoriosa, apesar de compra de consciência”, disse Nuias Silva, que mesmo com distribuição de donativos fora do período em que é permitido por lei e que foi condenado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), acredita que a sua candidatura mobilizou São Filipe e que no domingo,25, as pessoas vão votar neste projecto e “ganhar com maioria reforçada” e provocar uma governação de “excelência” com justiça, igualdade e sem discriminar ninguém, pois esta “é uma candidatura de todos para todos”.

Jorge Nogueira diz que aguarda confirmação da vitória domingo 

Por sua vez o candidato do MpD, Jorge Nogueira, que concorre a um segundo mandato mostrou-se tranquilo e confiante na vitória, afirmando inclusive que, no domingo, 25, será apenas a confirmação dos resultados que lhe é favorável.

O balanço da campanha eleitoral na óptica do candidato do MpD “é extremamente positivo pelo carinho e amizade recebido por todos os lados, apesar da limitação imposta pela situação”, sublinhando que em todas as localidades, sem excepção, a candidatura foi “grandemente acarinhada”.

“A expectativa é saber por quanto vamos ganhar. Quanto à vitória ninguém tem dúvida de que a candidatura vencedora no domingo será a nossa, ninguém tem dúvida, inclusive as duas candidaturas adversárias, simplesmente queremos saber qual a percentagem que vamos obter”, disse Nogueira.

Este justifica o seu optimismo pelo grau de envolvimento, mas também porque apresentou o melhor programa, mais consistente e com projectos elaborados e não discursos, como a outra candidatura que, segundo diz, apresentou um discurso “descontextualizado” mostrando um desconhecimento total dos compromissos assumidos.

PUB

PUB

PUB

To Top