PUB

Política

Tudo a postos para as eleições municipais: CNE apela à credibilidade e transparência

Dentro de poucas horas arranca o processo eleitoral dos órgãos municipais de Cabo Verde. A Comissão Nacional das Eleições exorta os principais intervenientes a gerirem o processo com credibilidade, regularidade e transparência para garantir o sucesso das eleições.

“A partir do momento que são designados para a mesa de voto não serão servidores nem defensores dos partidos políticos, estarão ao serviço da administração eleitoral, serão servidores da democracia e dos cabo-verdianos”, alertou a presidente da CNE, Maria do Rosário Gonçalves.

A CNE recorda que os membros da mesa são independentes, devem obediência e respondem individualmente perante a lei pelas falhas, pelo que devem trabalhar com zelo e transparência.

Aos delegados, a CNE pede que deixem os membros da mesa trabalharem e façam a fiscalização que lhes compete.

No que toca aos agentes das autoridades, Maria do Rosário recorda que tudo devem fazer para evitar aglomerações, nomeadamente a presença de eleitores que já votaram. Pessoas com computadores estão proibidas de permanecer nos perímetros de 500 metros, das assembleias, assim como está vetado o funcionamento de estabelecimentos comerciais nas imediações das assembleias de voto.

“Às candidaturas apelamos à serenidade e espaço ao eleitor para votar consciente e sem pressão. Devem dar indicações aos delegados de círculo para circularem e que não façam aglomerações de pessoas”, avisou.

Por fim, Maria do Rosário recorda aos eleitores que nas próximas horas são chamados para escolher quem vai governar e tomar decisões importantes nas suas vidas e comunidades.

“O país tinha muitas razões para não fazer estas eleições este ano, mas, mesmo sabendo das consequências, prevaleceu o direito de vocês determinarem quem serão os governantes”, sublinhou.

A CNE garante ainda que estão criadas todas as condições de segurança sanitária, pelo que os eleitores devem ir às urnas, da mesma forma que se deslocam ao trabalham, apanham o transporte público ou frequentam estabelecimentos comerciais.

O processo eleitoral arranca às 7 horas deste domingo e decorre até às 18h30.

PUB

PUB

PUB

To Top