PUB

Política

Autárquicas 2020/Praia: Pouca adesão às urnas nas primeiras horas da manhã – polícia foi obrigada a intervir na Achadinha

Numa ronda do A NAÇÃO por algumas Assembleias de Voto da cidade da Praia, foi possível constatar, para já, uma fraca adesão dos eleitores às urnas. Algumas Assembleias de voto não abriram a horas, quando o previsto era abrir às 7h. E na Achadinha a Polícia foi chamada a intervir logo de manhã.

Escola Secundária Regina Silva

Na Achadinha, um bairro populoso, às 6 horas já haviam pessoas a circularem junto à Assembleia de Voto do Liceu Regina Silva, para verificar a abertura das mesas de votos. Aqui existem 9 mesas de votos.

Às 7h, conforme constatou o A NAÇÃO online no local, começaram a surgir as primeiras confusões ligadas a desconfianças e alegadas intransparências. Aqui verificou-se atraso dos presidentes de mesa e outros constituintes. Eram 7h45, quando  chegou a delegada da CNE e houve algum “reboliço”.

Escola Secundária Regina Silva

Apesar de estarem a usar máscaras, as pessoas que se encontravam cá fora, não estavam a respeitar as regras do distanciamento social.

Estes e outros constrangimentos ligados a alegadas intransparências levaram à necessidade de intervenção da força policial. E as coisas acalmaram.

Só as 8h30, algumas mesas abriram para o arranque da votação, mas outras continuavam fechadas para “organização” conforme a delegada da CNE, Sónia Cabral, que prometeu dar entrevista ao nosso online mais tarde para explicar os constrangimentos iniciais.

Ponta d´Agua

Escola de Ponta D’Agua

Em Ponta D’Água o clima ainda é de muita tranquilidade. As assembleias de voto abriram as portas às 7h da manhã, mas até por volta das 8h as mesas ainda estavam no processo de organização e contagem de boletins de voto.

A esta altura alguns eleitores já aguardavam inquietos para exercer o seu direito de voto, apontando algum atraso e a falta de itens como álcool gel nas entradas para a desinfeção das mãos.

De acordo com o delegado da CNE no local, o bairro este ano conta com um aumento considerável de assembleias de voto, tendo em conta o número de eleitores e as medidas de prevenção contra a covid-19.

Helder Duarte aponta, por isso, algum problema relacionado com a falta de espaços públicos no bairro. São cerca de 20 assembleias de voto, espalhadas por vários pontos da comunidade, entre eles a Escola do Ensino Básico Obrigatório, Escola Laranja, Casa para Todos, tendas, Radio Comunitária local, entre outros.

 

Paiol com atrasos

Conforme apurou o A NAÇÃO, também no Paiol o ambiente em termos de eleitores é ainda tranquilo, mas há pelo menos duas assembleias de voto que não abriram a horas. Na Escola Grande, do Paiol, as mesas abriram por volta das 7h30, registando-se muita correria entre os membros das mesas, para ultimar tudo, de forma a abrirem o mais rápido possível, pois já se encontravam eleitores à espera para votar, cumprindo o distanciamento social.

Na Assembleia de Voto da Cruz Vermelha, também no Paiol, eram 7h45 da manhã e as mesas ainda não tinham aberto. Aliás, quando o A NAÇÃO online chegou por volta das 7horas e poucos minutos, ainda havia pessoas a limpar as salas. Nesta Assembleia de Voto existem duas salas. Contudo, já havia algumas pessoas à espera na porta para votar, à espera.

Outras Assembleias

Escola Secundaria Abílio Duarte, Palmarejo

Também no Palmarejo, o ambiente era tranquilo na abertura das urnas. Na Escola Abílio Duarte, houve atrasos, e as mesas abriram às 8h, quando existiam apenas quatro pessoas na fila para exercerem o seu direito ao voto. Já na Achada de Santo António, na Escola Técnica, que costuma ter uma boa adesão logo pela manhã, a afluência de eleitores era muito fraca. O mesmo cenário foi presenciado na Assembleia de Voto do Bairro Brasil.

Escola Técnica ASA

Na Praia, para as eleições autárquicas deste domingo, 25, estão inscritos 86.180 eleitores.

Para a Câmara concorrem Óscar Santos (MpD), Francisco Carvalho (PAICV), Francisco Silva (UCID), Amândio Barbosa Vicente (PP), Any Reis (Liga da Sociedade Civil), Carlos Lopes (L.U.T.A), Denise Tavares (Dja Sta Bom) e Jeremias Garcia (MPJT).

As Assembleias de Voto abriram às 7h e encerram às 18h30.  O NOSI, através do site www.eleicoes.cv perspetiva começar a divulgar os primeiros dados, uma hora após o encerramento das urnas.

PUB

PUB

PUB

To Top