PUB

Cultura

João Branco:  “Já está bom de fechar a cultura à chave dentro das casas”

João Branco, diretor do Festival Internacional do Teatro do Mindelo (Mindelact), defendeu esta quarta-feira,28, que já “está bom de se fechar a cultura à chave dentro das casas”. Por isso, “resistência” é a palavra de ordem na edição de 2020.

O evento decorre durante quatro dias, de 12 a 15 de Novembro, dentro dos limites sanitários instituídos pelas autoridades. 

João Branco falava esta quarta-feira,28, em conferência de imprensa no Centro Cultural do Mindelo (CCM), sobre os preparativos da 26ª edição do Mindelact. 

Para o ator, além das palavras “arte, alma e afeto que acompanharam as três últimas edições”, junta-se agora a palavra “resistência” como resposta à nova realidade que estancou todas as atividades artísticas e culturais no país.

“Poucas pessoas acreditaram que poderia haver uma edição do Mindelact este ano, precisamente pela atual situação pandémica, mas nós somos da opinião de que já está bom de fechar a cultura à chave dentro das casas. É importante que as atividades culturais e artísticas tomem, paulatinamente, o lugar ao qual têm direito, principalmente, num país como Cabo Verde e numa cidade como a nossa.” 

O diretor avança ainda que a programação já se encontrava praticamente definida desde março, mas que teve de ser alterada. Devido à Covid-19, o festival ficou condicionado, pois dispõem de “menos recursos financeiros por um lado, e por outro a disponibilidade de companhias e grupos que já estavam programados para vir deixou de existir.”

Reconhecimento

Contudo, João Branco reconhece e agradece a coragem dos artistas, considerados pelo mesmo como “os grandes pilares desta edição”, por se disponibilizarem para participar do evento mesmo em tempo de pandemia.

O Mindelact, que será “sobretudo um manifesto de resistência, um manifesto do direito ao exercício da atividade artística”, estará disponível em dois palcos, o CCM – Palco 1 – e a Academia Livre das Artes Integrada do Mindelo (ALAIM) – Palco 2. 

Os dois lugares receberão metade da sua capacidade de lotação, pois “tudo o que está programado foi ponderado de uma forma muito pormenorizada no que diz respeito à situação atual que nós vivemos.” 

Além disso, o evento terá a duração de apenas quatro dias, mais curto do que o habitual.

De acordo com informações avançadas pela organização, os bilhetes digitais já foram disponibilizados e estão a rever o cenário e avaliar as condições para fazer a transmissão dos espetáculos online, e assim atingir um maior número de espectadores.

PUB

PUB

PUB

To Top