PUB

Município São Vicente

Autárquicas 2020/São Vicente: Resultados obtidos pelo PAICV não corresponderam às expectativas de Alcides Graça

Os resultados obtidos pelo PAICV em São Vicente, nas eleições autárquicas do último domingo (25), não corresponderam às expectativas do presidente da Comissão Política Regional do partido tambarina na ilha, Alcides Graça. Recorde-se que o PAICV obteve apenas 19,5% dos votos, numa disputa ganha pelo MPD (37,2%).

Apesar da escolha cuidadosa dos cabeças de lista para o embate autárquico do dia 25 de Outubro, os resultados obtidos estiveram aquém das expectativas da Comissão Política Regional (CPR) do PAICV em São Vicente.

“Os resultados obtidos não corresponderam às nossas expectativas. Perdemos as eleições e não há voltas a dar. Não vale a pena agora vir enumerar as razões da derrota. Foram muitas certamente, mas a qualidade dos candidatos não foi certamente uma delas”, escreveu Alcides Graça no seu Facebook, assumindo integralmente todas as suas responsabilidades.

Contudo, o presidente da CPR do PAICV defende que a candidatura de Albertino Graça contribuiu para retirar a maioria absoluta ao MPD, elegendo dois Vereadores e quatro Deputados, tendo o MPD perdido a hegemonia em São Vicente.

“O candidato vencedor já não pode fazer o que quer sem dar satisfação a ninguém. Isto para muitos pode não significar nada. Mas a verdade é que permite ao PAICV o regresso a Câmara, um palco privilegiado onde pode ter acesso a informações úteis e, com isso, ter condições favoráveis para fazer política”, acrescenta.

Alcides Graça considera que o PAICV vai agora desempenhar um importante papel no equilíbrio da governação municipal e, para além disso, terá uma palavra a dizer na composição da Mesa da Assembleia Municipal.

Luta difícil

Face aos resultados obtidos este responsável diz que tratou-se de uma luta difícil, contra adversários poderosos, “uns politicamente, outros financeiramente, sem falar dos adversários silenciosos, que são os mais perigosos, porque nunca se sabe onde estão”. 

Aproveitou ainda a publicação para parabenizar a lista vencedora e agradecer aos que estiveram envolvidos na campanha do PAICV na ilha.

O MpD, liderado por Augusto Neves venceu as eleições autárquicas em São Vicente, com 37,2% dos votos, ligeiramente acima da UCID, com 32%, seguido do PAICV com 19,5% e o movimento independente Más Soncent, com 7,9% dos votos.

A abstenção nesta ilha rondou 43,3%, o que representa que 22.830 pessoas não foram às urnas. O MpD elegeu quatro vereadores, a UCID três e o PAICV dois. Para a Assembleia Municipal, o MpD elegeu nove deputados, UCID sete, PAICV quatro e Más Soncent um. Nesta ilha estavam inscritos um total de 52.668 eleitores.

PUB

PUB

PUB

To Top