PUB

Mundo

Polacos voltam às ruas pelo direito ao aborto

Grupos de defesa dos direitos das mulheres marcaram novos protestos para a noite desta sexta-feira, 30. 

A Polónia viveu uma nova noite de protestos contra a decisão do Tribunal Constitucional daquele País europeu, como apoio do governo, que torna o aborto praticamente impossível.

As manifestações – de acordo com o portal pt.euronews.com – percorreram todo o País, a maior aconteceu em Varsóvia, frente à Sede da Televisão Pública e juntou várias centenas de pessoas, que ignoraram o apelo do Primeiro-Ministro, Mateusz Morawiecki, para que o assunto fosse resolvido através do diálogo e não de manifestações, numa altura em que as infecções pelo novo Coronavírus atingem novos picos.

No entanto, a afluência aos protestos baixou bastante, depois de, só na quarta-feira, perto de 430 mil pessoas se terem juntado em todo o País. A decisão do Tribunal faz que o aborto só seja legal nos casos de violação, incesto ou perigo para a vida da mãe. Antes, era permitido também no caso de malformações irreparáveis do feto, o que passa a ser impossível. Essa mudança foi criticada pelo próprio Presidente da República, Andrzej Duda.

Grupos de defesa dos direitos das mulheres marcaram novos protestos para a noite desta sexta-feira, 30

PUB

PUB

PUB

To Top