PUB

Cultura

Mindelact 2020: “Once upon a time in Ribeira Bote” retrata episódios da Revolta de Setembro de 1974

A peça “Once upon a time in Ribeira Bote”, que estreia no palco do Mindelact, retrata episódios ocorridos durante a Revolta de 23 de Setembro de 1974, na Zona Libertada, em São Vicente.

A obra é da autoria do jovem encenador, Yannick Fortes, quem também é director artístico da Companhia de Teatro 50 Pessoa.

“Once upon a time in Ribeira Bote” ou “Era uma vez em Ribeira Bote” – segundo o encenador explicou à Inforpress -,  surgiu de uma pesquisa sobre a comédia crioula e Cabo Verde.

A peça inspira-se na história da Ribeira Bote, mais concretamente os factos ocorridos no dia 23 de Setembro de 1974 – meses após a “Revolução dos Cravos em Portugal, então potência colonizadora de Cabo Verde -, quando a população da zona fez um levantamento e expulsou as tropas coloniais da Metrópole.

Trata-se de uma comédia que envolve apenas actores nacionais da Companhia de Teatro 50 Pessoa e algumas pessoas de Ribeira Bote, mas que não são actores. Além dos 13 participantes a peça conta com momentos musicais proporcionados pela Banda Mix.

“Temos personagens, representação de colonialistas portugueses, chefes e zona, perigosas da zona (fuxiqueiras) e pessoas de Ribeira Bote e quem for ver a peça vai gostar muito, porque é uma comédia leve, engraçada e que envolve muita música”, disse Yannick Fortes à Inforpress.

Para Fortes, é “importante fazer espectáculos deste tipo neste período, porque as pessoas precisam rir, devido ao momento difícil” que a Humanidade atravessa.

A Revolta de Ribeira Bote ocorreu a 23 de Setembro de 1974, numa altura em que o Exército português tinha começado a retirada do Arquipélago, após as sucessivas derrotas que lhe vinham sendo “infligidas pelas forças rebeldes e revolucionárias de Cabo Verde” e de outras colónias em África.

A obra, com duração de 60 minutos, é parte prática da dissertação de Mestrado de Yannick Fortes, em Artes Cénicas, na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). A mesma será gravada para ser exibida na banca de defesa de Mestrado.

A XXVI Edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) acontece de 12 a 15 de Novembro, em São Vicente. No total são 16 espectáculos e quatro programações extras.

PUB

PUB

PUB

To Top