PUB

Covid-19

Praia: 30 mil alunos e dois mil professores no arranque do novo ano lectivo presencial

O regresso às aulas presenciais acontece hoje na cidade da Praia com todas as condições de segurança sanitária. A garantia é da directora nacional de educação.

Os 30 mil alunos inscritos e dois mil professores encontram-se distribuídos pelos dois agrupamentos do Concelho.

Em declarações à RCV, a directora nacional de educação, Eleonora Sousa adianta que “foi tudo preparado para iniciar o ano lectivo com a segurança que a situação exige”.

O calendário escolar encontra-se faseado, de forma a facilitar a adaptação dos alunos no contexto atual.

“Para que os alunos possam habituar a estes novos procedimentos, primeiro vamos abrir o primeiro ciclo, ou seja do primeiro ao quarto ano, o oitavo ano, o décimo primeiro e o décimo segundo. Estes alunos terão uma semana para se adequarem a estas novas normas. Na segunda semana será o quinto e o sexto ano. Na última semana de 16, teremos todos os alunos nas salas de aulas”, explica.

A decisão de se adiar a abertura do ano letivo, na óptica da diretora nacional da educação, foi uma decisão “ponderada e responsável”, pois “segundo os dados o número de casos estão a baixar”.

Contudo, para fazer face a esses novos tempos a diretora apela ao apoio de toda a sociedade.

“Esta situação exige de todos. Não só das escolas, que têm o desafio de criar todas as condições para que as normas de segurança sejam cumpridas. Relativamente à comunidade educativa, em geral, aos pais e encarregados de educação e à sociedade, nós pedimos para apoiarem no cumprimento destas regras, porque é uma responsabilidade de todos nós”, apela a directora.

Recorde-se que o início do novo ano lectivo, em regime presencial, aconteceu no dia 1 de outubro, com um total de 132 mil alunos, em todo o país, à excepção da cidade da Praia.

PUB

PUB

PUB

To Top