PUB

Desporto

Atletas com vistos recusados podem ficar de fora do Mundial de Andebol – governo promete “reagir” em breve

A situação dos três atletas da selecção de andebol, cujo visto foi recusado pelo Centro Comum de Vistos (CCV), ficou complicada. Os atletas poderão agora ficar de fora do Mundial da modalidade em 2021. Contatado pelo A NAÇÃO sobre a situação, o Governo promete reagir mais tarde.

Após a publicação da informação sobre a recusa de vistos, Josimar Tavares “Lenine” (Desportivo da Praia), um dos atletas lesados na situação, terá sido procurado pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), que disse nada poder fazer face à situação.

Definitivamente, impossibilitados de fazer o estágio em Portugal, Lenine, Júnior Soares (Atlético do Mindelo) e Fred Wilson Dos Santos (Atlético do Mindelo), poderão vir a ficar de fora das contas do seleccionador nacional para o Mundial 2021, em Janeiro.

Governo promote reagir

Abordado pelo A NAÇÃO, na tarde desta terça-feira (3), o presidente do IDJ, Frederic Mbassa, disse que o governo estará sempre do lado dos atletas. Face a notícia veiculada na manhã deste mesmo dia, este responsável informou que o IDJ está a preparar um comunicado sobre a situação que será dado a conhecer ainda hoje.

Recorde-se que estes três atletas viram-lhes ser recusado o visto na sexta-feira passada (30) e acabaram por não seguir viagem para Portugal para o primeiro estágio de preparação, que começou ontem.

No caso dos outros dois atletas residentes, conseguiram viajar com o visto de trabalho, uma vez que têm contratos profissionais com clubes em Portugal.

Segundo Lenine, o CCV alegou que o objectivo da viagem e as condições para a estadia prevista não eram viáveis. Já o treinador-adjunto e o vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol conseguiram o visto, mesmo sabendo que têm o mesmo objectivo e local de estadia que os atletas, algo que Lenine considera ser uma hipocrisia.

Recorde-se que na semana passada, durante a apresentação da missão para o Mundial 2021, o governo comprometeu-se em assegurar todas as condições, inclusive reforçar esforços financeiros, para que a equipa nacional esteja à altura desta prova mundial.

O 27º Campeonato do Mundo vai ser disputado de 13 a 31 de Janeiro no Egipto. Cabo Verde integra o Grupo A do Mundial 2021, onde tem a companhia das selecções nacionais da Alemanha, da Hungria e do Uruguai.

PUB

PUB

PUB

To Top