PUB

Covid-19

Fogo: Diretor do hospital São Francisco de Assis diz que é preciso desmistificar a ideia de que o vírus não é grave

O diretor do hospital regional São Francisco de Assis, Evandro Monteiro, defende a necessidade de se desmistificar a falsa ideia existente de que o vírus está mais fraco e apela ao engajamento de toda a população para o cumprimento das regras estabelecidas.

Evandro Monteiro diz que “há uma percepção errada, sobretudo na camada juvenil, sobre a virulência do vírus, ou seja, sobre a capacidade agressiva, que está a perder força, que não ataca como antes e que não está a trazer problemas”.

Diante deste facto, afirma que esta percepção e essas ideias “são falsas” e que, na verdade, o vírus e o seu comportamento, em Cabo Verde, não são diferentes dos outros países.

Nesta lógica, Evandro Monteiro apela às pessoas a respeitarem as recomendações e o cumprimento das regras estabelecidas, como o uso de máscaras na via pública, que passou a ser obrigatório, observando que ainda há algum incumprimento.

Considerando que nos últimos dias o número de infecções aumentaram significativamente, o médico disse que houve muita movimentação ligada ao período pré-eleitoral, estando numa fase do próprio desenvolvimento epidemiológico.

Conforme avança o médico, neste momento está-se a fazer a gestão do risco e da infecção propriamente dita, e o isolamento é dividido em hospitalar e extra-hospitalar.

O mesmo esclarece que, o isolamento extra-hospitalar faz-se na “Almada (institucional)”, mas também a nível domiciliar, no entanto. em relação ao isolamento domiciliar observou que há um incumprimento por parte das pessoas que não respeitam as orientações dadas.

“O isolamento domiciliar é um instrumento interessante e muito importante nesta fase de combate de coronavírus, mas temos de ter a responsabilidade moral e ética e o cidadão deve respeitar as diretrizes”, afirmou Evandro Monteiro.

Os dados divulgados na sexta-feira, 6, dão conta que ilha do Fogo conta com 195 casos ativos distribuídos pelos municípios de São Filipe (172), Mosteiros (11) e Santa Catarina (12).

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top