PUB

Economia

Ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continua abrandar

O ritmo de crescimento económico continuou a abrandar no terceiro trimestre de 2020, avançou o INE, registando o valor mais baixo dos últimos dezassete (17) trimestres consecutivos, evidenciando que o clima de negócios é ainda desfavorável.

Os dados constam do inquérito de conjuntura realizados aos agentes económicos relativo ao terceiro trimestre do ano. 

Se atentarmos por classes, no Comércio em Estabelecimentos, o indicador de confiança contrariou a tendência ascendente do último trimestre, situando-se abaixo da média
da série, dando sinais de que a conjuntura no sector é desfavorável. 

Segundo o relatório do INE, No decorrer do terceiro trimestre de 2020, as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura foram os principais constrangimentos do sector  apontados pelos inquiridos. 

Turismo

De acordo os resultados obtidos no terceiro trimestre 2020, constatou-se que o indicador de confiança manteve a tendência descendente dos últimos trimestres no sector, registando o valor mais baixo dos últimos vinte (20) trimestres consecutivos, indicando desta forma que a conjuntura no sector é desfavorável, tendo em conta também o facto de o Turismo ter sido interrompido em Cabo Verde desde o passado dia 19 de Março, com o encerramento das fronteiras.

Mesmo os empresários inquiridos apontaram vários fatores determinantes desta situação de ambiente desfavorável, destacando os relacionados com a pandemia da Covd-19 e a fraca procura como sendo os principais obstáculos do sector no 3º trimestre.

Construção

Na construção as perspectivas são optimistas. O indicador situa-se acima da média da série e, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo. A conjuntura
no sector é favorável. Mesmo assim , os empresários indicaram o nível elevado da taxa de juros e as dificuldades na obtenção de crédito bancário como sendo os principais constrangimentos do sector no terceiro trimestre de 2020.

Comércio em Feira

O indicador de confiança manteve no mesmo nível relativamente ao trimestre homólogo, evoluindo negativamente face ao mesmo período do ano 2019. Perante tal resultado, nota-se que a conjuntura neste sector é desfavorável.

Indústria Transformadora:

O indicador de confiança, diz o INE, manteve a tendência ascendente do último trimestre, dando sinais de recuperação. No entanto, o referido indicador evoluiu negativamente quando comparado com o trimestre homólogo pelo que a conjuntura no sector é desfavorável. Segundo os empresários, frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e as dificuldades financeiras foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do terceiro trimestre 2020.

Transporte e Serviços Auxiliares aos Transportes

Nesta classe, o indicador inverteu a tendência descendente dos últimos trimestres, pese embora, situando abaixo da média da série e, evoluindo negativamente face ao trimestre homólogo. De acordo com os empresários, a insuficiência da procura e outros fatores (pandemia da COVID 19) foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do 3º trimestre 2020. A conjuntura no sector é, naturalmente, desfavorável. 

PUB

PUB

PUB

To Top