PUB

Covid-19

Dados disponíveis não permitem saber a influência das atividades eleitorais no surgimento de novos casos – garante DNS

Jorge Barreto, Director Nacional da Saúde, assegurou, nesta segunda-feira, 9, que devido à variação dos dados disponíveis da Covid-19 em alguns Concelhos, não se pode “tirar conclusões muito robustas” sobre o contributo das campanhas no surgimento de novos casos.

Estas declarações do Diretor Nacional de Saúde foram feitas durante a apresentação dos dados relativos aos últimos 14 dias (26 de outubro a 8 de novembro), onde Cabo Verde registou um total de 903 casos novos da covid-19, que equivale a uma média de 64 casos novos diários. Resultantes de uma média de 477 testes por dia, ou seja, 13,5% do total das amostras trabalhadas nesse período.

“Esses dados mostram-nos que há um aumento em alguns concelhos, diminuição em outros. Não nos permitem tirar conclusões muito robustas em relação ao papel que as actividades eleitorais, até mesmo o dia da eleição, poderão ter tido como influência na situação epidemiológica”, disse o diretor, que acrescentou ainda que as campanhas eleitorais poderão ter tido alguma influência, mas afirmou não saber dizer se será o único fator ou o fator principal.

Comparativamente aos 14 dias anteriores, ou seja 12 a 25 de outubro, o Jorge Barreto explica:

“Foram trabalhadas 7483 amostras, uma média de 534 por dia, resultou no total de 1154 casos novos, uma média de 82 casos por dia que representa 15,4% do total das amostras trabalhadas nesse período. Isso dá uma diferença de 251 casos em relação às duas últimas semanas”, complementou.

Jorge Barreto reforçou ainda que a aposta no cumprimento das medidas sanitárias por parte da população é o melhor a se fazer para contornar a pandemia.

“Temos notado cada vez mais que o cumprimento das medidas de prevenção deve ser cada vez mais observado, cada vez mais tomado em consideração pela população porque só assim teremos um número de casos muito reduzido e a possibilidade de casos graves também a diminuir e, consequentemente, os óbitos”, frisou.

Neste momento, o país passa a contabilizar 600 casos ativos, 8.717 pessoas recuperadas, 100 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 9.419 casos positivos acumulados.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top