PUB

Covid-19

Isolamento em São Filipe/Fogo: “Não vale a pena vir para Almada” dizem infetados

Alguns jovens que se encontram em isolamento institucional em Almada, no município da São Filipe, na ilha do Fogo, reclamam das condições do lugar onde está a decorrer o isolamento, assim como da alimentação e falta de cuidados especialmente à noite.

Num vídeo divulgado por alguns dos jovens que se encontram em isolamento institucional, na localidade de Almada, os mesmos denunciam a situação pela qual estão a passar, em termos de condições.

“Aqui encontram-se crianças e idosos, o café só chega às 10 horas, o almoço às 14h e o jantar por volta das 22 ou 23 horas”, diz um dos internados num vídeo, citado pela RCV.

Afirmam ainda que numa noite houve um caso em que um dos internados passou mal e não havia nenhuma viatura disponível para conduzi-lo ao hospital.

“A enfermeira está aqui, mas eles não têm nenhuma autoridade para comunicar à ambulância que venha buscar um paciente, primeiro tem de se comunicar com a doutora para ela vir e, só depois, a doutora é que poderá comunicar à ambulância para vir buscar o paciente e levar ao hospital” afirma um interno.

As condições de higiene também estão em causa e deixam um apelo às famílias para que, caso um dos seus membros testem positivo à covid-19, que criem as condições para que este fique em caso porque “não vale a pena vir aqui para Almada”.

É de referir que esses pacientes são assintomáticos, alguns já estão em isolamento há mais de 10 dias.

Os mesmos dizem que tentaram falar com a Delegada de Saúde para expor as suas preocupações, mas que as suas tentativas se mostraram infrutíferas.

 C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top