PUB

Mundo

Nagorno-Karabakh: Putin confirma Acordo de “cessar fogo total” 

O Presidente da Rússia, Valdimir Putin, confirmou hoje um acordo entre a Arménia e o Azerbaijão para um “cessar-fogo total” dos combates pelo controlo da Região de Nagorno-Karabakh.

 O Acordo – escreve jn.pt – está em vigor e foi confirmado pelo Presidente da Rússia, Valdimir Putin, depois de um anúncio semelhante feito  pelo Primeiro-Ministro da Arménia, na rede social “Facebook”.

“Em 09 de Novembro, o Presidente do Azerbaijão [Ilham Aliev], o Primeiro-Ministro da Arménia [Nikol] Pachinian e o Presidente da Federação da Rússia assinaram uma Declaração de anúncio de um cessar-fogo total e do fim de todas as acções militares na zona do conflito de Nagorno-Karabakh, a partir da meia-noite de 10 de Novembro, hora de Moscovo”, afirmou Vladimir Putin, numa declaração distribuída a vários meios de comunicação.

Minutos antes, o P?rimeiro-Ministro da Arménia, Nikol Pashinian, informou que ordenou o fim dos combates com o Azerbaijão, que duram desde o final de Setembro, pelo controlo da Região, numa decisão que considerou “extremamente dolorosa” para si e para o seu povo.

O anúncio de Pashinian acontece depois de as Forças do Azerbaijão terem tomado o controlo da Cidade-chave de Shushi.

A Cidade de Shushi tem um valor militar significativo porque se situa numa Região montanhosa, cerca de dez quilómetros a Sul da Capital da Região, Stepanakert, e está na estrada principal que liga o Nagorno-Karabakh à Arménia.

A Região de Nagorno-Karabakh situa-se dentro dos limites do território do Azerbaijão, mas está sob controlo de Forças locais etnicamente arménias, apoiadas pela Arménia, desde 1994.

A última série de combates começou no dia 27 de Setembro e deixou centenas de pessoas mortas.

PUB

PUB

PUB

To Top