PUB

Ambiente

São Vicente: Alunos do EBO recebem formação no âmbito da Ocean Week 2020

Um total de 20 alunos das escolas primárias de Ribeira Bote e São Pedro iniciaram, nesta terça-feira, 10, uma formação sobre educação azul e noções de economia circundante, no âmbito da Ocean Week 2020.

Trata-se de uma das actividades paralelas ao programa central vão acontecendo de forma descentralizada pela ilha de São Vicente. Esta formação já assume-se como ponto cativo da programação da Ocean Week. Através da reciclagem de plástico vão aprender noções da preservação ambiental, valorização do recursos marinhos.

“Sensibilizamo-los a contribuir para o bem estar do meio ambiente, conservá-lo de modo que nós também utilizamos o stop-motion que é uma técnica de vídeo que é para fazer  uma animação, tentar juntar o útil ao agradável. Não só proteger o meio ambiente mas tornar isso em algo mais viável para eles. Brincadeiras que podem contribuir para o nosso meio ambiente. Então é fazer uma educação azul juntamente com a Ocean Week, sempre que tratam deste assunto em conferências, sempre que há alguma coisa relacionada com o ambiente, é a forma que temos também de ajudar a proteger o nosso ambiente”, disse a formadora, Greice Ribeiro, em declarações à RCV.

Nesta edição do Ocean Week, a formação de 20 horas será repartida pela comunidade da Zona Libertada e de São Pedro. As restrições sanitárias devido à pandemia impuseram um número menor de alunos por sala de formação que são duas em cada escola.

“Neste momento como têm turmas divididas, fazemos uma troca em que as turmas que entram no segundo tempo, trabalhamos com eles primeiro e vêm mais cedo de casa. Chegam e desinfectam as mãos, com distanciamento entre eles. Optamos por escolher apenas cinco alunos porque somos duas professoras mas neste momento uma não está. Trabalhando apenas com cinco, há o distanciamento, sempre com o cuidado em desinfectar o material que trazem, desinfectar o nosso material que lhes damos e fazer com que não seja algo rigoroso para que não fiquem muito tensos e que possam brincar cada um no seu espaço, claro , sempre colectivo, mas sempre com o cuidado do distanciamento e com o cuidado da limpeza do material e das mãos”.

A brincar vão aprender a reciclar, produzir menos lixo doméstico e, segundo Greice Ribeiro, adquirem conhecimentos que lhes permitem ajudar a obter noção da economia circulante.

“Antes saíamos às ruas, para fazer a recolha de lixo  e plástico reciclável. Agora como não podemos, mandamo-los trazer plástico de casa, para mostrá-los que o que têm em casa pode se tornar um brinquedo viável para eles. Já não ajudamos apenas o ambiente fora, mas também contribuir para não fazer muito lixo em casa e a economia obviamente que vai agradecer  porque depois transmitem isso aos seus pais, e estes a outras pessoas, e assim as pessoas vão-se consciencializando aos poucos”, acrescentou

No reforço da educação azul, os alunos do Ensino Básico também são destinatários de um concurso de desenho lançado no quadro da Ocean Week, que termina esta quarta-feira, 11, tendo como tema “O mar, a nossa riqueza, o nosso lar”.

PUB

PUB

PUB

To Top