PUB

Covid-19

Fogo: Maioria das escolas básicas e secundárias de São Filipe encerradas

No município de São Filipe, Fogo, a maioria das escolas básicas e secundárias encontram-se temporariamente fechadas devido à covid-19 e à suspeita de transição comunitária. A delegação do ministério da educação diz-se preocupada com o aproveitamento escolar dos alunos.

Se por um lado está em causa a saúde dos alunos e do corpo docente, por outro, as preocupações prendem-se com o aproveitamento escolar.  No entanto, essa delegação entende que há que salvaguardar a saúde pública e a segurança de todos.

“No dia 2 tivemos o encerramento das primeiras escolas e compreendemos a preocupação dos pais e alunos. Sempre tivemos casos de encerramento de 10 dias de escolas, embora, está-se a fazer esforços para que as aulas à distância continuem a chegar a todos os alunos, mesmo não estando no espaço escolar, porém sabemos que fica difícil cumprir com o programa”, explica António Mendes, delegado de educação, em entrevista à RCV.

De acordo com a mesma fonte, para o encerramento da escolas é preciso reunir uma série de critérios incluindo um números mínimo de casos por turma. “Para encerrar as escolas temos que ter no mínimo dois casos em simultâneos em 3 salas, então significa que temos 6 casos e com esses 6 casos no mínimo vai dar o encerramento do estabelecimento por um período de 10 dias”.

António Mendes alega que apesar das escolas cumprirem com todos os procedimentos recomendados, continuam a aparecer casos, pelo que suspeita que a origem dos mesmos seja na comunidade e não deixa de realçar que não medem esforços para que o contágio nos estabelecimentos de ensino sejam mínimo ou “zero”. 

“Pensamos que o contágio é comunitário e não dentro do espaço escolar, caso contrário, de todos os casos positivos, o contacto mais próximo na sala de aula acusava também positivo o que não é o caso até ainda. O procedimento feito pela delegacia de saúde é fazer testes a alunos mais próximos dos casos positivos, e, até o momento, nas nossas escolas, não contamos com casos positivos de contactos dentro da sala de aula” conclui.

Conforme os dados disponibilizados pela RCV, foram registados nas escolas básicas: Santa Filomeno – 20 casos, Escola Cobon – 4, Escola Pedro Cardoso – 5. Nas escolas secundárias, há 7 em Ponta Verde e 27 na Teixeira de Sousa.

C/ RCV

PUB

PUB

PUB

To Top