PUB

Cultura

“Mindelact hoje é sinonimo de arte, de determinação, de audácia, de criatividade e resistência”- Jorge Carlos Fonseca

Arte, determinação, audácia, criatividade e resistência são os adjectivos utilizados pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca para descrever a 26° edição do Festival Internacional de Teatro Mindelact, que arrancou esta quinta-feira (12).

No embalo de poesia, música e teatro deu-se a abertura do Mindelact no Centro Cultural do Mindelo (Palco 1).

“Como se desenha uma Casa”, de Pedro Lamares e Rui David, Portugal, trouxe ao público presente poemas inspirados no último livro de Manuel António Pina, canções e histórias partilhadas por dois amigos de há 25 anos.

“Acabei de assistir a uma peça que me assentou bem. Não há arte sem alma e sem afetos e esta foi uma festa de afetos”, classificou o Presidente de República, durante a abertura do festival, destacando que a peça tocou a todos porque se vive num país livre, mas vive-se tempos em que pairam algumas tentações de cercear a liberdade, daí a importância da resistência.

Jorge Carlos Fonseca, ainda, destacou a relevância desse festival em meio da pandemia e desejou que chegue as bodas de ouro.

“O mindelact hoje é sinonimo de arte, de determinação de audácia, de criatividade, resistência e eu faço votos que possa comemorar as bodas de ouro. Viva a liberdade e contaminemos este ambiente da sociedade lá fora”, profetizou o Presidente da Republica.

Edição tão difícil

Por seu lado, na sua intervenção, o presidente da Associação Mindelact, João Branco, agradeceu a presença de Jorge Carlos Fonseca e sublinhou a importância de “estar aqui nesta edição tão difícil.”

“Nós temos a mais importante figura do estado de Cabo Verde a deslocar-se à ilha de São Vicente em plena pandemia para estar presente nesse festival. A sua presença é sobretudo um ato político pelo direito a exercer a atividade artística e pelo direito do usufruto da atividade artística”, destaca João Branco, que diz sair do espetáculo de alma lavada.

A edição 2020 do Mindelact decorre sob o lema “Arte, Alma, Afeto e Resistência” e terá, durante quatro dias (12-15), atuações de cerca de 50 artistas, locais, de outras ilhas e internacionais de companhias do Brasil, Portugal e Espanha.

Tem um cartaz de 16 espetáculos, quatro deles em formato digital, divido em dois palcos. Há também uma programação de artes visuais com duas exposições de pintura e fotografia e um lançamento de livro.

PUB

PUB

PUB

To Top