PUB

Economia

Prazo da 2a fase do concurso para construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo prorrogado até 30 de Novembro

O prazo da segunda fase do concurso para a construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo,  que consiste na selecção do empreiteiro para a execução das obras, foi prorrogado até o dia 30 de Novembro.

A data limite para a entrega das propostas técnicas e financeiras era 30 de Outubro. Segundo a ENAPOR, este atraso deve-se a uma série de factores, procedimentos e regras estabelecidas pelos financiadores internacionais do projecto, que estão previstos no processo e que devem ser respeitados.

As empresas selecionadas irão efetuar, conforme prevê o regulamento, uma visita técnica obrigatória ao local destinado à construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, no dia 19 de novembro. O objetivo da visita é conhecer o local das obras e recolher informações relevantes para a preparação das propostas. Tendo em conta a situação pandémica, a visita será feita in-loco e simultaneamente decorrerão reuniões online.

Devido à complexidade do projeto e tendo em conta os vários intervenientes no processo de construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, tem-se verificado algum atraso nos prazos inicialmente estabelecidos, e que tem sido agravado desde o início do ano pela situação da pandemia do covid-19.

Recorde-se que o projeto do Terminal de Cruzeiros do Mindelo, estimado em cerca de 25 milhões de euros, é cofinanciado pelo Fundo ORIO, do governo holandês, e pelo Fundo OPEP para o Desenvolvimento Internacional. Cinco empresas concorrem a construção desta infraestrutura, nomeadamente Afcons Infrastructures – India, Conduril Engenharia – Portugal, Mota-Engil / Empreitel Figueiredo – Portugal / Cabo Verde, Sogea-Satom / Dumez Maroc – França / Marrocos e Soletanche Bachy International – França.

PUB

PUB

PUB

To Top