PUB

Educação

JPAI considera irrisório o número de universitários que vão ser apoiados pela FICASE na conclusão da licenciatura

A Juventude do PAICV (JPAI) considera irrisório o número de estudantes universitários, que vão ser apoiados pela FICASE na conclusão das respectivas licenciaturas.

Um total de 60 estudantes do último ano de licenciatura vão ser apoiados pela FICASE, no sentido de saldarem as dívidas junto às respectivas instituições de ensino e assim, concluírem as suas licenciaturas. A JPAI, que falava à Imprensa esta segunda-feira, 16, considera irrisório o número de beneficiários, mas ainda assim, congratula-se com a iniciativa.

“Este número é irrisório ao pensarmos que temos atualmente um total de 7555 estudantes no Ensino Superior em Cabo verde. Deste total de estudantes, existem milhares de outros que precisam também de apoio desta natureza, e não são somente estes 60 estudantes que a FICASE prevê beneficiar”, diz o presidente da JPAI, Fidel Cardoso de Pina.

Este responsável entende que embora esta iniciativa seja uma pratica de longa data, a mesma deveria inserir dentro de um pacote mais amplo de actuação, com um conjunto de politicas públicas bem integradas e estruturadas para juventude para que o mercado possa absorver os jovens quadros cabo-verdianos. A mesma fonte lamenta que as barreiras socioeconómicas continuem a condicionar o acesso dos jovens cabo-verdianos ao ensino superior, colocando em causa os ganhos da democratização do acesso ao ensino superior, principalmente para à juventude mais carenciada.

“Os dados disponíveis demostram que é visível o abrandamento no acesso ao ensino superior, nas políticas ativas de formação e emprego com atual governação do MpD. É grave e extremamente preocupante que a população estudantil no ensino superior em Cabo Verde tenha passado de 12.446 estudantes em 2016/2017 para 7555 estudantes em 2019/2020. Registamos uma redução de cerca de 40% da população estudantil no ensino superior em Cabo Verde”, argumenta.

Para Fidel, este quadro negro e evolução negativa no ensino superior no país é ainda muito mais complexa, já que estes dados públicos e oficiais não contam como os efeitos negativos da pandemia. São dados publicados em fevereiro deste ano pela Agência Reguladora do Ensino Superior (ARES), sobre a população estudantil no Ensino Superior em 2019/2020, que saíram antes da pandemia do COVID19.

“Assim, é visível que se atendermos ao aumento de estudantes no ensino secundário, facilmente se pode depreender que temos milhares de jovens decepcionados, quer por não ingressam no ensino superior (nem mesmo pela via da formação superior profissionalizante), quer pelo facto das dificuldades de várias ordens terem de abandonar os seus estudos universitários, gerando deste modo, distorções sociais, alguma frustração e desilusão na camada juvenil em Cabo Verde”.

O presidente da JPAI conclui assegurando que o desenvolvimento de Cabo Verde passa por um Ensino Superior de excelência, capaz de munir a juventude de “ferramentas e conhecimentos essenciais” e colaborando na sua formação contínua, estimulando o pensamento reflexivo, a criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e a capacidade empreendedora.

A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) irá disponibilizar o valor de 16 mil contos para apoiar estudantes do ensino superior. Trata-se de um apoio enquadrado no Programa Extraordinário de Apoio Pontual, lançado em 2018 e que já beneficiou, até este momento, 442 estudantes universitários de oito Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

PUB

PUB

PUB

To Top