PUB

Covid-19

Tendência estacionária: Diretor Nacional de Saúde diz que não há motivos para “relaxamento”

O Balanço dos últimos 14 dias traduz a tendência estacionária da Covid-19 com uma frequência média diária de 60 a 70 novos casos, mas, o director nacional da saúde, Jorge Barreto, alerta que não há motivos para “relaxamento”.

“Temos neste momento um total acumulado de 1355 pessoas segundo os inquéritos epidemiológicos, a taxa de incidência acumulada nos últimos 14 dias provavelmente irá sofrer alterações por causa das amostras que ainda estão pendentes, mas, por enquanto, temos uma impressão que a nível nacional há uma tendência para estabilização”, avança Jorge Barreto.

Mas, segundo esse responsável, o facto da tendência ser positiva não significa que se pode baixar a guarda.

“Nós gostaríamos de aproveitar para realçar que o facto de estarmos a vislumbrar a tendência positiva, para estabilização, isso não quer dizer que nós devemos baixar a guarda em relação às medidas de prevenção” alerta Jorge Barreto.

Até porque, como alerta, nem todos os conselhos vão acompanhar essa tendência decrescente de Covid-19. 

Nos concelhos de São Felipe, Santa Catarina do Fogo, Mosteiros, São Lourenço dos Órgãos, e nas ilhas de São Vicente, Brava e Porto Novo é recomendável que as pessoas cumpram as medidas de prevenção para que a situação possa se controlar, adverte.

Jorge Barreto considera que a resposta do sistema nacional de saúde tem sido satisfatória embora reconheça haver margens ainda para melhorar.

Cabo Verde contabiliza 348 casos ativos, 9386 casos recuperados e 103 óbitos devido à Covid-19, 1 óbito por causas externas e 2 transferidos, perfazendo um total de 9840 casos positivos acumulados.

C/RCV

PUB

PUB

PUB

To Top