PUB

Política

Ministro da Integração Regional visita Senegal e Nigéria para discutir integração de Cabo Verde na CEDEAO

O Ministro da Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, vai fazer uma visita de sete dias a Dakar, Senegal e Abuja, Nigéria, a ter início no próximo dia 25 de Novembro.

Na agenda estão assuntos relacionados com os desafios e constrangimentos da integração de Cabo Verde na CEDEAO, mas também a declaração da intenção de Cabo Verde de solicitar o atendimento às suas especificidades enquanto pequeno país insular, com base no artigo 68 do tratado revisto.

A informação é avançada pelo Governo, em nota de imprensa, segundo a qual, no dia 26, o governante tem encontro marcado na capital nigeriana com o Presidente da Comissão, Jean-Claude Kassi Brou e com oito dos 13 comissários da CEDEAO, incluindo o comissário para os Recursos Humanos, o cabo-verdiano Jeremias Dias Furtado.

Ainda em Abuja, Rui Figueiredo encontra-se, no dia seguinte, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, Geoffrey Onyeama e com os Embaixadores dos Estados Membros Residentes.

Em Dakar, o ministro reúne-se a 30 de Novembro com o Presidente da República do Senegal, Macky Sall e com a ministra dos Negócios Estrangeiros daquele país, Aissata Tall Sall,  para discutir assuntos bilaterais e relacionados com a CEDEAO. 

Antes da viagem, Rui Figueiredo reúne-se, via Zoom, com os deputados cabo-verdianos da CEDEAO, para além de uma receção no Palácio Presidencial de modo a levar a mensagem do Chefe de Estado cabo-verdiano ao seu homólogo senegalês.

O término da visita está previsto para o dia 01 de Dezembro.

 

PUB

PUB

PUB

To Top