PUB

Saúde

INSP alerta para os riscos da má utilização de antimicrobianos

Entre 18 a 24 de Novembro o Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) assinala a Semana Mundial para o Bom uso dos Antimicrobianos, com o objectivo de aumentar a consciencialização sobre a resistência antimicrobiana e incentivar melhores práticas no seio da população e dos profissionais de saúde.

Resistência antimicrobiana ou resistência a antibióticos é a capacidade de um micróbio ou bactérias de resistir aos efeitos da medicação anteriormente utilizada para tratá-los, como antibióticos.

De acordo com o INSP, está-se perante um problema complexo que requer uma abordagem coordenada.

Neste sentido, a abordagem “Uma só saúde” reúne vários sectores que desempenham um papel nas áreas de saúde humana, ambiental e produção de alimentos para humanos e animais.

“O objetivo é que estes sectores se comuniquem e trabalhem juntos para projetar e implementar programas, políticas, legislação e pesquisa para alcançar melhores resultados de saúde pública”, bem como “estabelecer políticas para retardar a progressão do fenómeno e a disseminação de infeções resistentes a medicamentos”, avança o INSP, em nota de imprensa.

 “Antimicrobianos: use com cautela” é o slogan que norteia as atividades deste, a decorrer durante a semana de 18 a 24 de Novembro, sendo o ponto alto a realização de um Webinar sobre a situação atual do uso dos antimicrobianos dentro da abordagem “Uma só saúde” e no contexto da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, a ter lugar esta segunda-feira, 23.

PUB

PUB

PUB

To Top