PUB

Ambiente

Retirada de combustível do navio Deimos este fim de semana foi um sucesso – IMP

A operação de transfega do combustível do navio Deimos, decorrida durante o fim de semana, foi um sucesso, com a retirada de cerca de 52 toneladas de gasóleo, avançou esta tarde o Instituto Marítimo e Portuário (IMP).

Recorde-se que o navio está encalhado no porto  de Vale dos Cavaleiros, na ilha do Fogo, desde o dia 13 de Novembro, tendo nos seus tanques cerca de 70 toneladas de combustível.

Em nota publicada na sua página do Facebook, o IMP recorda que, na sexta-feira, 20, foram retiradas cerca de  27.5 toneladas de gasóleo limpo para os tanques do rebocador Monte Cara.

“Já no sábado, como forma de não atrapalhar as operações no Porto Vale dos Cavaleiros, foram utilizados ainda tanques portáteis colocados em terra, tendo sido retiradas 17 toneladas de gasóleo limpo para o rebocador Monte Cara e 17.6 toneladas de gasóleo contaminado para os tanques portáteis”, explica.

Considera-se, portanto, que a operação foi um sucesso, uma vez que o objetivo maior da retirada do combustível era diminuir o risco de ocorrência de poluição.

O Plano de resgate do navio Deimos, avança a mesma fonte, poderá ser apresentado nos próximos dias.

Entretanto, avisa, só serão autorizados os trabalhos se estiverem garantidas as condições de segurança para o porto, para as nossas águas e para o país.

O navio Deimos, de bandeira panamenha, encalhou no Porto de Vale dos Cavaleiros após um “incidente”.

PUB

PUB

PUB

To Top